Passeio histórico: Rolé Carioca retorna às ruas pela primeira vez após início da pandemia
Depois de realizar edições transmitidas pela internet, projeto gratuito volta ao formato presencial com roteiro na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão
Os amantes de passeios históricos podem comemorar: depois de quase dois anos realizando edições virtuais, o Rolé Carioca volta a ser presencial a partir deste domingo (19). Para marcar a volta, foi preparado um roteiro inédito na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão. O evento é grátis.
+ Jardim Botânico do Rio reajusta valores de ingressos para entrada no parque
Guiado pelos professores William Martins e Roberta Baltar, o trajeto inclui pontos importantes como o Museu Nacional, mais antiga instituição científica do país (e atualmente em obras, após o incêndio sofrido em 2018); o novo Bio Parque do Rio, antigo Zoológico da Quinta da Boa Vista, fundado em 1945, e monumentos históricos como a estátua de bronze de Dom Pedro II, inaugurada em 1925, data do centenário do Imperador.
São cerca de duas horas de passeio, que conta com uma aula sobre a história do bairro. Quem for vai aprender sobre o legado cultural da região; a herança imperial neoclássica em São Cristóvão; o abandono do lugar, a partir de 1889, e as transformações sofridas ao longo do tempo. A organização também sugere uma atividade para depois do passeio: ficar no parque e fazer um piquenique (não incluído no evento).
+ Diogo Nogueira encerra apresentação do Auto de Natal nos Arcos da Lapa
Criado em 2013, o Rolé Carioca já levou mais de 24 mil pessoas para conhecer mais sobre diversos bairros e locais históricos da cidade. Com o tempo, se expandiu, se tornando um projeto cultural que pesquisa, cataloga e difunde conteúdo sobre o patrimônio histórico e cultural do Rio. Além dos passeios, possui um banco de dados com mais de 400 pontos mapeados, canal de vídeos, site e jogos, entre outros desdobramentos.
Rolé Carioca. Museu Nacional. Quinta da Boa Vista. Avenida Pedro II, s/nº,- São Cristóvão (ponto de encontro). Dom. (19), 9h. Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui