Uma réplica em tamanho real do novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB) estará exposta ao público na esplanada da Fundação Getulio Vargas, na Praia de Botafogo, na Zona Sul, a partir desta quarta (16). De forma gratuita, os visitantes poderão entrar na cabine, tirar fotos e conversar com os militares da FAB para conhecer os detalhes e curiosidades sobre a tecnológica aeronave.
+ É de graça: curadora da mostra sobre Marc Chagall faz palestra no CCBB
Além da réplica, o espaço abrigará totens sobre a história e curiosidades sobre a Força Aérea Brasileira, que completou 80 anos em 2021. A visitação deve ser agendada previamente pelo site da Fundação.
Com quinze metros de comprimento, oito de largura e quatro de largura, a reprodução do F-39 Gripen é feita de vidro, madeira e metal. Equipado com tecnologia de última geração, o novo caça é considerado um dos mais ágeis que existem hoje, projetado para atuar sob qualquer condição meteorológica em missões ar-ar, ar-mar e ar-solo. De acordo com a FAB, a aquisição inclui o Brasil no seleto grupo de operadores de aeronaves de alta tecnologia.
+ Navio que protege baleias e outros animais marinhos chega ao Rio em março
O primeiro exemplar do F-39 Gripen, da empresa sueca Saab, chegou ao Brasil em setembro de 2020, transportado em um navio de Norrköping, na Suécia. Mais quatro caças estão atualmente à caminho do Brasil. Assinado em 2014 pela FAB, o contrato com a Saab estabelece a aquisição de 36 caças. Desde a assinatura, foi implantado também um Programa de Transferência de Tecnologia, que fornece tecnologia e conhecimentos à indústria aeroespacial brasileira para produzir o caça no país.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Esplanada do Centro Cultural da FGV (Praia de Botafogo, 186). De 16 de março a 6 de abril. Grátis, com agendamento on-line. Seg. a sex., 10h/20h; sáb. e dom., 8h/18h. Classificação: a partir de 5 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados de responsável).