Rio ganha loja-conceito com 17 marcas em Lisboa
Com previsão de inauguração neste sábado (22), a Casa Pau-Brasil mostra o que a cidade tem de melhor
Um Rio de Janeiro lindo, criativo, onde as coisas dão certo está à mostra — e à venda — em Lisboa. Em um palacete de 700 metros quadrados no Príncipe Real, bairro da moda na capital portuguesa, repleto de lojas e ateliês, tem previsão de abertura para este sábado (22) a Casa Pau-Brasil. Espécie de loja-conceito, o negócio reúne dezessete marcas representativas da brasilidade, em geral, e da carioquice, em particular. Estarão presentes na empreitada produtos da gravadora Biscoito Fino e do Instituto Moreira Salles, além da grife de moda praia Lenny e da tradicional perfumaria Granado, entre outros (veja o quadro). O imponente Palácio Castilho, localizado na Rua da Escola Politécnica, também vai sediar diversos eventos alusivos à cultura daqui.
A aposta ousada, com inauguração estrategicamente agendada para a data do descobrimento do Brasil, foi feita pelo português Rui Gomes Araújo, que há cinco anos trabalha com representação de marcas brasileiras no exterior, em parceria com a empresa carioca GIG, dona do portal OBA, dedicado à cultura lusófona. “Privilegiamos marcas ligadas a um Brasil diferente, que fogem aos estereótipos. Na casa, a cultura terá papel instrumental, pois ajuda a vender uma imagem positiva do país e os produtos relacionados a essa imagem”, defende o sócio português. Outras armas para o sucesso da operação são criações do designer Sergio Rodrigues (1927-2014), os finos chocolates Q, de Samantha Aquim, e artigos de papelaria Nina Write. Gomes Araújo iniciou o projeto há dois anos, em tempos de euforia olímpica. Agora, conta com uma artilharia variada para derrubar o baixo-astral reinante no Brasil. Sua vitória em Portugal, portanto, será nossa também.