Encontro festivo já conhecido dos foliões cariocas, o projeto chega ao quinto ano de volta ao seu lugar de origem, o palco montado na grande praça diante dos Arcos da Lapa — em 2014 a programação ocupou a Praça Tiradentes. Estão previstas quatro noites de farra, a partir de sábado (14), quando entra em cena a roda de samba do Carioca da Gema. Em seguida, o consagrado grupo Casuarina, cria do bairro, passeia por faixas de seus seis discos lançados. No dia seguinte, a vez é da reunião de craques da Banda Fundição, responsável pelo acompanhamento dos concorrentes do Concurso Nacional de Marchinhas, organizado pela Fundição Progresso.
Entre seus quinze integrantes há músicos tarimbados, a exemplo de Marcelo Bernardes (sax alto), instrumentista de Chico Buarque, além dos cantores Alfredo Del-Penho, Mariana Bernardes e Clarice Magalhães. No programa do conjunto, marchinhas clássicas, como Allah-Lá-Ô e Índio Quer Apito, dividem espaço com finalistas recentes do concurso, entre elas as impagáveis Sauna Gay, Marcha da Maconha, Fucei Seu Feice e Adoro Celulite. O domingo (15) termina com o Bloco do Sargento Pimenta, tributo aos Beatles em forma de batucada, que promete uma homenagem aos cinquenta anos de lançamento do álbum Help!. Livre.
+ Veja os demais destaques da noite carioca
Arcos da Lapa. Rua dos Arcos, s/nº, Lapa. Sábado (14), a partir das 16h, e domingo (15), a partir das 19h. Grátis.
Tem mais samba: no dia 16 as atrações são os blocos Bangalafumenga e Exalta Rei. No dia 17, o cantor Moyseis Marques e o Cordão do Boitatá encerram os trabalhos