De terça (26) a domingo (1), a Cidade das Artes vai respirar criatividade e inovação. É que o espaço recebe a terceira edição do Rio2C, maior evento do gênero da América Latina. Depois de um hiato de dois anos forçado pela pandemia, ele volta com força total, com a programação das conferências dividida em dez palcos, com temas como ciências, tecnologia, audiovisual, música, novas mídias e sustentabilidade, entre outros.
+ MAR de Música tem nova edição com show gratuito de Bala Desejo e Rubel
Segundo o fundador do Rio2C, Rafael Lazarini, as expectativas para a volta do evento são as maiores e as melhores possíveis. “Foi tão único isso que a gente viveu ao longo desses últimos dois anos, de não existirem eventos, de a gente não poder encontrar as pessoas, desse isolamento… É um momento muito ímpar que o mercado de eventos está vivendo (agora com a volta)”, pontua ele. “A gente tem observado agora essa energia represada. Os eventos em geral estão voltando com muita força. E a gente tem uma confiança de que os eventos que têm propósito, que têm uma missão impressa na experiência que eles promovem para as pessoas que estão ali, são essenciais e irreplicáveis digitalmente. Por isso a nossa opção de fazer um evento 100% presencial”, defende.
+ Preciosidades da cartografia brasileira ilustram nova exposição do CCBB
O festival continua dividido em três pilares principais: conferência, mercado e festival. Na sala principal, com 1 250 lugares, fica o Global Stage, palco que promove uma interseção entre os segmentos do evento, tem entre os destaques uma palestra de John Plunkett, cofundador da Wired Magazine. Já o painel Antes do Brasil da Coroa, Existe o Brasil do Cocar reúne o DJ e produtor musical Alok com a líder indígena Celia Xacriabá para discutir a urgência em compreender o passado, as tradições e a sabedoria dos povos originários e sobre a jornada musical e espiritual do artista.
Outros destaques são a conferência Trap-se, com Ice Blue, Jairo Andrade e Xamã, que vão falar sobre o mercado desse subgênero do rap que está tão em alta; Amazon Studios: Home for Talent, com Ingrid Guimarães, Lázaro Ramos e Malu Miranda falando sobre suas experiências na empresa; Como Adiar o Fim do Mundo – Uma Conversa com Ailton Krenak, e Entre Ritmo e Poesia, com Criolo e Mano Brown.
+ Mais de R$ 60 milhões: Rock The Mountain movimenta economia de Petrópolis
No Storyvillage, que reverencia a arte da criação, um dos principais nomes é o fundador e CEO da Primary Wave, a maior editora independente da indústria musical, o executivo Larry Mestel. À frente de catálogos de artistas do quilate de Whitney Houston, Bob Marley, Prince e Aerosmith, ele transformou sua empresa em uma potência de música e entretenimento, com a gestão e marketing das carreiras de artistas como Cee Lo Green e Cypress Hill. El conversará sobre os mais de 30 anos de trajetória, a crescente atração e demanda pela venda de catálogos de música e como isso tem movimentado o mercado em cifras milionárias.
+ Orquidário do Jardim Botânico será reaberto para os visitantes
O Brainspace, com temas dedicados ao cérebro, traz palestras como Entendendo Mulheres Neurodivergentes, com Zhara Astra, executiva de TV e professora na Universidade do Arizona, onde ministra um curso sobre neurodivergência feminina, assunto que também será o tema de uma série documental produzida por ela, que fará uma análise profunda sobre o tema, com forte ênfase no espectro autista, do qual faz parte, além de abordar a representatividade de mulheres neurodivergentes na mídia.
+ Veja quais são os principais museus do Rio que têm entrada gratuita
Espaço da do marketing, da mídia, da publicidade e propaganda, o palco House of Brands apresenta painéis como A Força da Criatividade Preta, com participação de Ary Nogueira, sócio e diretor de criação da Agência Gana, Patricia Garrido, diretora de marketing do Nubank, e Raull Santiago, CEO e fundador da Brecha. A conversa vai girar em torno das marcas e da importância de mensagens originais e autênticas que se conectem com o público.
+ Exposição no Oi Futuro celebra o centenário da palavra robô
Dedicado a debates sobre o audiovisual, o palco Screening Room traz mesas como Formatos Originais com Alcance Global, que irá reunir Eduardo Gaspar, vice-presidente de criação da Endemol Shine Brasil, Elisa Chalfon, diretora de séries originais brasileiras de não ficção da Netflix, e Luisa Barbosa, diretora-executiva de não ficção da Conspiração Filmes.
+ Comparado ao Led Zeppelin, Greta Van Fleet se apresenta no Qualistage
Centrado nas novas tecnologias, o New Frontier apresenta painéis como Fazendas Urbanas: o Cultivo desde a Terra até os Telhados, que fala sobre novas formas de se produzir em cidades grandes e reúne Lucas Moreira, CEO da CBA sementes, o diretor e arquiteto ecoeficiente Rafael Loschiavo e Timotheo Silveira, sócio da Redsoft A.I.. Eles vão debater propostas de transformação que visam a mudar a forma como produzimos, consumimos e descartamos os alimentos.
+ Três obras para ver na mostra Peregrinações no Saara, de Nelson Leirner
Já o Cyberstage vai abordar temas do universo digital. Um dos destaques é o painel O Futuro é Uma Página em Branco, com o diretor global de desenvolvimento criativo da Meta, conglomerado que controla o Facebook, Instagram e Whatsapp, entre outras empresas do ramo de mídias sociais e tecnologia, o brasileiro Fabio Seidl. Ele fará uma reflexão sobre as infinitas possibilidades de futuro, que derivam da nossa capacidade e experimentação criativas, diante da nova jornada da ideia, a criatividade coletiva, a transformação de dados em inspiração e inovação, que são os três motores principais das mudanças para os próximos anos.
+ Três perguntas para Erasmo Carlos, que se apresenta no Qualistage
O pilar de conferência ainda traz os palcos Soundbeats, que discute o show business da música com temas atuais; Future U, com temáticas e tendências sobre o futuro do trabalho, das empresas e da educação, e Biodom, com desafios urgentes de fatores sociais e ambientais que podem impactar o futuro do planeta. O primeiro dia traz, ainda, o Summit Games e o Summit Meio & Mensagem, com painéis temáticos.
+ Marcos Caruso e Eliane Giardini vivem amor maduro no Teatro dos Quatro
O eixo mercado, voltado à realização de negócios nos setores de audiovisual, inovação e música, movimentou mais de 250 milhões de reais na última edição presencial. Essa seção do evento conta com debates, rodadas de negócios e pitchings (de audiovisual, de artistas de música e de startups).
+ Espetáculo de dança Suíte Rock faz reflexão sobre desejos no pós-pandemia
Por fim, a Festivalia, que acontece no sábado (30) e domingo (1), e inclui experiência de realidade virtual, palestras, bate-papos, oficinas com profissionais da indústria criativa e encontros nos bastidores dos fãs com seus ídolos. Entre os destaques, o painel A Arte da Memória e o Desafio de Decorar Textos, com a atriz Claudia Abreu.
Veja a programação completa do Rio2C: https://www.rio2c.com/programacao
Cidade das Artes: Avenida das Américas, 5 300, Barra. Ter. (26), 13h/18h30. Qua. (27), 9h/18h30. Qui. (28), 9h/18h45. Sex. (29), 9h/19h30. Sáb. (30), 11h/18h. Dom. (1), 11h/18h. R$ 25,00 a 2.150,00. Ingressos pelo https://rio2c2022.byinti.com.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui