Com uma narrativa que lembra o famoso jingle do Roupa Nova, “se a vida começasse agora”, o Rock in Rio 2022 lançou, em um encontro na casa do publicitário Roberto Medina, na tarde dessa quinta (17), um novo elóquio para o festival, que acontece nos primeiros dias de setembro. “Teremos o Rock in Rio mais emocionante de todos os tempos. As pessoas precisam se beijar e se abraçar”, prometeu o empresário, em uma apresentação que contou com as vozes de Ivan Lins e Xamã.
Foi uma prévia da conexão entre as duas edições, do passado e do futuro, linkadas a partir de uma carta que o Medina de hoje escreveu para ele mesmo e gostaria de ter recebido 36 anos atrás. A ideia é que ele pudesse ter pegado emprestado o carro do filme de Volta para o Futuro, famosa trilogia dos anos 80, e corrido para, em 1985, contar para ele mesmo como estaria o festival em 2022.
“Em 2022, o festival trará mais uma vez o sentimento de esperança, de reencontro e de paz para a mágica atmosfera da Cidade do Rock”, contou na carta, que o inspirou a desenvolver um conteúdo especial para a edição deste ano. E encomendou ao diretor artístico do Palco Sunset, Zé Ricardo, um show inédito em homenagem à edição de 1985, a fim de trazer à tona toda a simbologia e relevância do reencontro e do encontro, após estes dois anos de pandemia. Chamado de “1985: A HOMENAGEM”, o espetáculo promoverá um verdadeira união de gerações, com artistas que viveram a primeira edição do evento junto com nomes que são os hits da atualidade e lideram as paradas musicais brasileiras. Caberá a Ivan Lins, Elba Ramalho, Blitz, Alceu Valença e Pepeu Gomes juntarem-se a Luisa Sonza, Liniker, Agnes Nunes, Xamã e Andreas Kisser como estrelas do espetáculo, que acontecerá no dia 9 de setembro. O Palco Sunset será o fio condutor desta memória. E “1985: A HOMENAGEM”, embora produzido pela ótica de 1985, vai explorar todas as propostas, características e convergências proporcionadas por este espaço.
Há um hiato de 37 anos separando estas duas edições, mas sentimentos semelhantes são revividos, já que, na época, com o término da ditadura em 1984, a população voltou para as ruas, revelando a grande vontade de se reencontrar, se abraçar e estar junto outra vez. Em 2022, o público também está se deparando com um momento bastante aguardado, o da retomada, da volta da vida após um longo período de dois anos de pandemia.
“A vida, de alguma forma, está nos dando a oportunidade de ‘Começar de Novo’, como diz a música de Ivan Lins. O Rock in Rio chega para mais uma edição – na terra onde nasceu e se consolidou como o maior festival de música e entretenimento do mundo – como um verdadeiro parque de experiências, que traz a música como símbolo maior para reunir pessoas, pronto para dialogar em prol da paz e por um único objetivo: Um Mundo Melhor. Assim como em 2022, na primeira edição do festival também tínhamos questões, mas a sociedade se mobilizou e se emocionou. Isso retrata o quanto estar junto é relevante. Está chegando o dia do reencontro, e construiremos um novo capítulo de uma história com final feliz, de vida, de superação e de resgate.”, resumiu Roberto Medina.
Parafraseando Medina, Zé Ricardo reforça: “a vida merece ser vivida ao vivo. É mais mágica, mais emocionante e mais atraente” . E garante: “a volta do entretenimento está sendo ansiosamente aguardada por todos nós, brasileiros, e é com este pensamento que estamos preparando um espetáculo que unirá a experiência de 1985 com a alma de 2022. O resultado? Mal posso esperar para mostrar para todos”, completa Zé.