Rolé Carioca propõe tour a pontos de memória e resistência LGBT no Rio
Passeio gratuito inclui visita a lugares como a Praça Tiradentes, o Teatro João Caetano e o Teatro Rival, entre outros, além de relembrar personalidades
Para marcar o Mês do Orgulho LGBTQIAP+, o projeto Rolé Carioca realiza neste sábado (24) um passeio temático gratuito por lugares de memória e resistência dessa comunidade, feito em parceria com o pesquisador, jornalista e roteirista Guilherme Macedo.
O roteiro é pelo centro do Rio e passa por locais importantes para a história e memória da comunidade LGBTQIAP+ carioca e visita lugares de convivência e de luta do movimento. Espaços como a Praça Tiradentes, o Teatro João Caetano, o Teatro Rival e a sede do Grupo Arco-Íris, além de rememorar eventos como eventos como a Gayfieira, o Baile dos Enxutos e o Isoporzinho das Sapatão.
+ Pernaltas promovem caminhada na Praia de Copacabana neste domingo (25)
O percurso também inclui instituições de acolhimento e direitos humanos e cidadania ao público LGBTQIAP+ e recorda personagens marcantes como Madame Satã, Luana Muniz e João do Rio, entre outros, que tiveram o centro do Rio como espaço de socialização, trabalho, resistência e diversão.
Nessa edição, a equipe de professores do Rolé recebe o reforço de Wescla Vasconcellos e Vahnessa Musch, pesquisadoras LGBTQIAP+ que valorizam as narrativas de representatividade pela cidade a partir de grupos minorizados. No fim do passeio, acontecem performances de coletivos LGBTQIAP+.
O evento é gratuito e livre de inscrições, neste sábado (24), com ponto de encontro às 10h na Praça Tiradentes.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui