É de graça: samba na Cidade das Artes traz a Velha Guarda da Portela
Festival marca o lançamento de animação em homenagem aos veteranos e também conta com Marquinhos de Oswaldo Cruz, gastronomia, artesanato e espaço infantil
A Velha Guarda da Portela virou desenho animado. E, para lançar o curta Senhor do Trem, que homenageia os sambistas, a Cidade das Artes recebe neste sábado (20) o festival Samba das Artes, que tem os baluartes da Azul e Branca como atração principal. O evento conta com apresentações da Velha Guarda, Marquinhos de Oswaldo Cruz, roda de samba Festa da Raça, Fernando Procópio e DJ Cris Pantoja. Além disso, recebe uma feira gastronômica e de artesanato e conta com espaço para as crianças.
+ De Ivete a Zeca: venda de ingressos para festival na Marina da Glória tem início
O filme tem roteiro de Aída Queiroz, diretora de animação responsável pelo festival Anima Mundi, inspirado no texto Velha Guarda da Portela, de Marquinhos de Oswaldo Cruz. A direção é de Aída e de Cesar Coelho, que também assinam o desenvolvimento de personagens e cenários. Na história, o sambista Paulo da Portela (1901-1949), fundador da escola, traz as memórias da cultura negra no Rio de Janeiro para uma adolescente que perdeu sua avó e, com isso, vai atrás das histórias que ela lhe contava.
+ Teatro Rival retoma programação adiada pela pandemia
Monarco e Tia Surica estão entre os integrantes da Velha Guarda que aparecem no filme. A música-tema, Juras de Amor, composta por Evandro Lima e Serginho Procópio, foi gravada pela Velha Guarda especialmente para o curta. As vozes dos personagens são feitas por Rodrigo França (Paulo da Portela) e Maria Salvadora (Vó Badu).
Cidade das Artes. Avenida das Américas, 5.300, Barra da Tijuca. Sáb. (20), 12h/21h. É preciso retirar ingresso antecipadamente pelo https://www.sympla.com.br. Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui