Fim de semana de atividades gratuitas no Museu de Arte Moderna (MAM). Em sua terceira edição, festival Agora chega em terras cariocas pela primeira vez. Neste sábado (13) e domingo (14), ele aporta no espaço cultural, com o tema Mulheres da Independência, com debates, workshops, exposição, feira, mostra de cinema e oficinas.
+ Jorge Ben Jor será uma das atrações do “Carnacopa”
Entre os destaques do evento, que antes se chamava Agora é Que São Elas, estão a performance da artista plástica Panmela Castro e atividades como ioga, fit dance e mat pilates. A mostra traz filmes como Parahyba Mulher Macho, de Tizuka Yamassaki, e Já que Ninguém Me Tira Pra Dançar, de Ana Maria Magalhães. Também haverá uma edição da feira gastronômica Junta Local.
O festival marca o lançamento de um livro e um podcast chamados Mulheres da Independência, realizados pela roteirista Antonia Pellegrino e a historiadora Heloisa Starling, que contam a história de mulheres que defenderam suas convicções sobre a independência: Hipólita Jacinta, Bárbara de Alencar, Maria Felipa, Baiana [nome desconhecido], Maria Quitéria, Dona Leopoldina, Maria Clemência e Ana Lins. A programação completa está no site https://festivalagora.com.br/programacao.
+ É de graça: fragata indiana aporta no Rio e pode ser visitada pelo público
Além disso, no sábado (13), das 10h às 12h, o museu apresenta, dentro do projeto Zona Aberta, uma oficina de samba no pé para mulheres, com a dançarina Iara Cassano, nos pilotis.
Museu de Arte Moderna (MAM). Avenida Infante Dom Henrique, 85, Aterro do Flamengo. Grátis. Sujeito à lotação.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui