Ar Livre*Arte Livre
Idealizado pela franco-libanesa Amanda Abi Khalil, que assina a curadoria com a brasileira Ynaiê Dawson, o evento une arte, educação e sustentabilidade com instalações, oficinas e apresentações artísticas a céu aberto. entre as atrações, estão a performance musical da artista Frekwéncia, a peformance cênica Notícias Vão Chegar, dos artistas Azizi Cypriano e Yhuri Cruz, e o DJ set do Circular Som Sistema.
Aterro do Flamengo (Coreto Modernista e Teatro de Arena). Sex. (15), 16h/20h. Grátis. Sáb. (16) e dom. (17), 13h/20h. Grátis.
Carioquíssima
Celebrando nove anos de existência e mais de 120 edições, a feira ocupa a Praça do Lido com moda, gastronomia, artesanato, DJs, shows, espaço kids e tatuagem, entre outras atrações. As apresentações musicais acontecem às 18h, com a bandas Resgate, no sábado (16), e Notturnia, no domingo (17).
Praça do Lido, Copacabana. Sáb. (16) e dom. (17), 12h/21h. Grátis.
Casa de Osório
Um palacete quase centenário em estilo neoclássico, antiga moradia da família do general Osório, abriga a primeira edição do evento, que terá mais de mais de setenta expositores, com opções de moda, arte, gastronomia, bem-estar e economia criativa. O jardim abrigará um espaço gastronômico, com restaurante e drink bar, além de show do Quartinho Jazz no domingo (17), às 16h.
Rua São Clemente, 175, Botafogo. Sáb. (16) e dom. (17), 13h/19h. Grátis.
Downtown Wine Festival
O shopping promove seu primeiro festival de vinhos, com presença de enotecas e queijarias, além de doces, culinária vegana e chope da cervejaria Noi. Na sexta (15), às 19h o evento tem show da All Blues Band. Sábado (16), às 17h é a vez de El Miraculoso SambaJazz. No último dia da feira, domingo (17), a atração é a dupla Duas Em Ponto.
Avenida das Américas, 500, Barra. Sex. (15) a dom. (17), 12h/22h. Grátis.
Feira das Yabás no CCBB
O tradicional evento de Madureira aporta pela segunda vez no estacionamento do CCBB, trazendo gastronomia afrocarioca, comandada pelas tias do bairro da Zona Norte e arredores, bate-papo e roda de samba comandada por Marquinhos de Oswaldo Cruz, criador do evento. Nesta edição, ele conta com as participações das Matriarcas do Samba, Tia Surica, da Portela, e a Velha Guarda do Império Serrano. A feira dialoga com a essencial exposição Heitor dos Prazeres é Meu Nome, que encerra na segunda (18).
Estacionamento do CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Sáb. (16), 12h. Grátis.
Festival do Café
Em sua 25ª edição, o evento ocupa os jardins do museu com cafés especiais, gastronomiua, drinques, cervejas artesanais, queijos, pães, geleias, mel e outros produtos. Além disso, acontecem palestras e oficinas sobre a estrela da feira. Não é permitido levar animais de estimação.
Museu da República. Rua do Catete 153. Sáb. (16) e dom. (17), 10h/16h. Grátis.
Piquenique Musical no Museu do Pontal
Na última edição do projeto este ano, Luis Carlinhos apresenta canções autorais e recebe convidados nos jardins do museu. Além disso, o lugar também oferece atividades como o Baú de Brinquedos, em que arte-educadores estimulam o público a utilizar brinquedos populares, como ioiôs, bilboquês, petecas, piões, fantoches, elásticos e cordas para pular, giz para riscar amarelinha e bambolês.
Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra. Sáb. (16), 15h. Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui