Uma semana após sediar uma das mais famosas festas de Réveillon do mundo, a Praia de Copacabana será palco de outro evento grandioso (e inédito) neste sábado (6). Organizado pela Prefeitura, o Encontro do Samba vai reunir a maior bateria já vista no mundo, com mais de 1000 ritmistas, além de passistas, mestre-sala e porta-bandeira das 13 escolas de samba do Grupo Especial.
Os músicos sairão do Leme (Avenida Princesa Isabel) e outra parte de Copacabana, na altura da Rua Figueiredo Magalhães, e se encontrarão no palco que abrigou os shows da virada do ano, montado em frente ao Copacabana Palace, cuja base reproduz um pandeiro com 20 metros de diâmetro. Após o desfile pela Avenida Atlântica, os sambistas se juntarão à Orquestra Petrobras Sinfônica em uma apresentação que terá ainda participação de nomes como Martinho da Vila, Alcione e Diogo Nogueira, além da cantora pop Iza. No repertório, clássicos do samba e da MPB como Aquarela Brasileira (de Silas de Oliveira) e Não Deixe o Samba Morrer (de Edson Conceição e Aloísio Silva).
O evento, gratuito, faz parte do calendário Rio de Janeiro a Janeiro e começa às 19h. A área terá um esquema especial de trânsito para a data, e algumas ruas serão interditadas.