Shows na Casa de Cultura Laura Alvim e mais programas gratuitos no Rio
Roteiro 0800 traz ainda o Verão na Casa, na Casa Firjan; o festival Rio Bossa Nossa, na Praia de Ipanema; e nova mostra e Super Sábados no MAM, entre outros

Abertura da mostra Formas das Águas e Super Sábados no MAM
A coletiva Formas das Águas, que será inaugurada neste sábado (25), abre a programação de exposições do MAM em 2025. Com curadoria de Raquel Barreto e Pablo Lafuente, a exposição propõe uma reflexão sobre a história da Baía de Guanabara, abordando o presente e pensando futuros possíveis. Obras de nomes como Aline Motta, Artur Barrio, Bispo do Rosário, Jota Mombaça, Laís Amaral e Nádia Taquary estão na mostra. Além disso, no mesmo dia acontece nos jardins do museu a primeira edição do ano dos Super Sábados no MAM Petrobras, com uma ocupação dedicada à dança. Acontecem oficinas de breaking (14h) e voguing (14h30); o espetáculo Enraizados no Ar, do coletivo Laboratório 60 (16h); a apresentação de voguing Wallace Ferreira Convida House of Mamba Negra (16h30); aulão de charme (16h30); e a batalha de breaking Seven to Smoke, com premiação (17h).
Museu de Arte Moderna (MAM). Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo. Qua. a dom. e fer., 10h/18h. R$ 10,00 a R$ 20,00 (contribuição sugerida, com opção de acesso grátis). Ingressos pelo site do MAM.
Bloco do Caramuela
Dedicado ao forró, o bloco leva instrumentos típicos da música nordestina, como zabumba, triângulo e pife, para o Carnaval.
Arco do Teles. Praça XV de Novembro, Centro. Dom. (26), 15h. Grátis.
Bloco Traz a Caçamba
Criado em 2014, o bloco celebra o pagode dos anos 90, com músicas de grupos como Molejo, Art Popular, Negritude Jr, Exaltasamba e Só Pra Contrariar, além de nomes baianos, como É o Tchan, Tchakabum e Araketu, em versões influenciadas por ritmos como samba, ijexá, funk, maracatu, baião e samba-reggae.
Casa Carnaval. Rua do Mercado, 37-A, Centro. Sex. (24), 19h. Grátis.
Claro Verão Rio
A partir desta sexta (24), até 2 de fevereiro, a Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, se transforma em Claro Casa Conectada para abrigar a quinta edição do projeto Claro Verão Rio, com shows, recreação infantil e atrações tecnológicas e de bem-estar. Nomes de diferentes estilos musicais e gerações passam por lá: Paulinho Moska, nesta sexta (24); Rodrigo Santos, no sábado (25/1); Leoni, no domingo (26); Julia Mestre, na segunda (27); Ana Cañas (28/1); Tacy Campos (29/1); Antonia Morais (30/1); Maria Maud (31/1); Feyjão (1/2) e Pretinho da Serrinha (2/2).
Casa de Cultura Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema. Abertura: 14h. Pista Claro Música: 17h. Shows: 18h. Grátis. De sexta (24) a 2 de fevereiro.
Desliga da Justiça convida Que Bloco é Esse?!
O bloco temático de super-heróis, com repertório que passeia por ritmos como samba, MPB, pop, rock, reggae e afoxé, realiza ensaios semanais até o dia 8 de fevereiro, sempre com um convidado diferente. Neste fim de semana, é a vez do Que Bloco é Esse?!, que faz releituras de hits do pop, do rock e da MPB.
Espaço Cultural Cachaça Axé. Rua Miguel Couto, 125, Centro. Sáb. (25), 15h (concentração). Grátis.
Do Outro Lado — O Cinema de Fatih Akin
Alemão de ascendência turca, o cineasta Fatih Akin geralmente reflete sobre as diferenças entre os dois países em seus filmes. Ao mostrar os contrastes entre um e outro, ele aborda temas contemporâneos, como a ascensão do fascismo, a xenofobia, os diversos tipos de preconceito, a violência urbana e a destruição ambiental, entre outros. Ao todo, a mostra exibirá 15 obras das quais o homenageado é diretor e/ou roteirista. Entre os destaques estão Do Outro Lado (2007), que levou os prêmios de melhor roteiro e do júri ecumênico em Cannes, com sessão neste sábado (25), às 15h45; e Contra a Parede (2004), vencedor do Urso de Ouro do Festival de Berlim, que passa neste domingo (26), às 15h50.
Caixa Cultural — Unidade Passeio. Rua do Passeio, 38, Centro. Programação completa neste link. Até 2 de fevereiro. Grátis. Distribuição de senhas 30 minutos antes de cada sessão.
Fullgás — Artes Visuais e Anos 1980 no Brasil
Últimos dias para ver a coletiva, que reúne cerca de 300 trabalhos de mais de 200 artistas de todas as regiões do país. Com curadoria-chefe de Raphael Fonseca e curadoria-adjunta de Amanda Tavares e Tálisson Melo, a mostra apresenta panorama das artes brasileiras na década de 80, além de trazer elementos da cultura visual da época, como revistas, panfletos, capas de discos e objetos emblemáticas, provocando uma reflexão sobre esse período no país. No sábado (25), às 18h, no auditório do 3° andar, acontece a palestra 80’s Fullgás: Entre Mídias e Massas, com a participação da diretora audiovisual e ex-paquita Ana Paula Guimarães, da Dupla Especializada, formada pelos artistas Alexandre Dacosta e Ricardo Basbaum, e da artista Rosângela Rennó.
CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Qua. a dom., das 9h às 20h. Grátis. Até segunda (27).
Leão Etíope do Méier
O evento celebra seus onze anos no Méier com ensaio da Orquestra Voadora, shows de Mocofaia e Mandinga Beat, e DJ set de Okupiluka. O dia 25 de janeiro marca a fundação da cidade de Luanda, capital de Angola, e o fim da Revolta dos Malês, na Bahia.
Jardim do Méier. Rua Arquias Cordeiro, s/nº, Méier. Sáb. (25), 15h. Grátis.
Quaternaglia Guitar Quartet
O quarteto de violonistas, formado por Sidney Molina, Chrystian Dozza, Fabio Ramazzina e Thiago Abdalla, celebra trinta anos de trajetória. O repertório traz composições de Tom Jobim, Villa-Lobos, Leonard Bernstein e Egberto Gismonti, entre outros.
Espaço Cultural BNDES. Centro. Sex. (24), 19h. Grátis. Retirada de ingressos no site do espaço.
Rio Bossa Nossa
O evento tem atividades físicas durante o dia e programação musical a partir das 17h3o, com o DJ Marcelinho Da Lua, que os shows todos os dias. Na sexta (24), Roberto Menescal & Cris Delanno convidam Theo Bial e Orquestra Rio Villarmônica convida Ordinarius. No sábado (25), acontecem as apresentações de Em Tom Maior, Hamilton de Holanda, e Orquestra Petrobras Sinfônica e Mario Adnet. No domingo (26), Orquestra Jovem Botânica convida Yumi Park e Seu Jorge e Daniel Jobim convidam Maria Luiza Jobim.
Praia de Ipanema, na altura do posto 10. Sex. (24) a dom. (25), 17h30. Grátis.
Mostra do Filme Livre (MFL)
Últimos dias da 21ª edição do maior evento de filmes independentes do país. A programação conta com 170 títulos de vários lugares do Brasil (sendo 24 longas), de diferentes formatos, gêneros e durações, incluindo documentários, curtas-metragens, animações e filmes para crianças. Além disso, acontecem um curso de cinema independente, debate, rodada de negócios e premiação. Esta edição é é dedicada à memória do cineasta mineiro Sylvio Lanna (1944-2024), ícone do cinema marginal e diretor do clássico A Sagrada Família (1970). Entre as atrações do fim de semana, filmes infantis, exibição com legendagem descritiva e Libras, e a sessão comentada Nordestes Poéticos, entre outros.
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Cinemas II e II. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Até segunda (27). Programação completa no site do CCBB. Grátis
Verão na Casa
O festival chega à quinta edição, ocupando os jardins da Casa Firjan com artes cênicas, oficinas de inovação e criatividade, gastronomia (a cargo da Junta Local) e shows. Neste sábado (25), às 17h, acontece o show com os cantores e violonistas Luísa Lacerda e Renato Frazão, que lançaram o álbum conjunto Cantiga do Breu em 2019 e agora planejam um novo trabalho em parceria, para sair em 2025. No domingo (26), a atração é Mari Jasca, musicista, artista circense e atriz, que leva ao palco uma mistura de linguagens cênicas.
Casa Firjan. Rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo. Sáb. e dom., 9h/18h30. Programação completa neste link. Grátis. Até 9 de fevereiro.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui