Museu do Pontal
Uma série de atrações para todos os públicos ocupa o espaço cultural neste fim de semana. Neste sábado (10), às 10h, haverá a Oficina Cantos do Brasil, com Adriana Passos, que mescla contação de histórias, teatro e música. Mais tarde, às 16h, o encontro de Folias de Reis reunirá quatro grupos tradicionais: Folia de Reis Penitentes do Santa Marta, Folia de Reis Sagrada Família da Mangueira, Folia Nova Flor do Oriente, de São Gonçalo, e a Folia de Reis Estrela Guia, do Morro da Formiga. Já no domingo (11), uma das atrações será a exibição do documentário inédito no Rio Do Burkina Faso a Terras Quilombolas – Um encontro pela Oralidade, acompanhado de um bate-papo entre os artistas François Moïse Bamba e Laura Tamiana. O público também poderá participar das tradicionais atividades Visita Musicada pela Arte e Cultura Popular Brasileira (sáb. e dom., 11h e 15h) e Baú de Brinquedos Populares (sáb. e dom., 12h e 17h).
Museu do Pontal. Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra (ao lado do condomínio Alphaville Residências). Grátis.
+ O que você vai ver na nova exposição da Casa Roberto Marinho
Museu Histórico da Cidade
Na manhã de sábado (10), o MHCRJ promove a atividade gratuita Escrevivências de um rolezeiro, com a presença do escritor e poeta Geovani Martins, e mediação de Jackson Jacques. “Escrevivência” é um termo usado para falar sobre a literatura realizada a partir das próprias vivências de quem a escreve, palavra que o autor entende bem. Nascido em Bangu e cria do Vidigal, Geovani traz para sua poesia a prática rolezeira e as histórias da sua infância e adolescência nos contos do livro O Sol na Cabeça, além de ter lançado em setembro o Via Ápia, seu primeiro romance ficcional que aborda o impacto da instalação das UPPs na Rocinha na vida de cinco jovens moradores da favela.
Museu Histórico da Cidade. Estrada Santa Marinha, s/nº, Gávea. Sáb (10), 11h. Grátis.
Centro Cultural Banco do Brasil
Ao longo do mês de dezembro, a equipe do CCBB Educativo realiza atividades diversas no Ateliê Aberto para todas as idades. A programação tem como destaques as visitas guiadas às exposições em cartaz (OSGEMEOS: Nossos Segredos, Walter Firmo: No Verbo do Silêncio a Síntese do Grito e Do Sal ao Digital: o Dinheiro na coleção Banco do Brasil); a Hora do Conto, que traz histórias da cultura popular e da literatura universal como o clássico Alice no País das Maravilhas; a oficina Pequeníssimas Mãos, para os pequeninos de 2 a 3 anos e a Pequenas Mãos, para os de 3 a 6 anos. Há ainda o Laboratório de Arte, onde os visitantes são convidades a pôr a “mão na massa” e desenvolveratividades práticas de artes visuais.
Rua Primeiro de Março, 66. (21) 3808-2020. Mais informações no site: https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/ccbb-educativo/
Flup 2022
A Festa Literária das Periferias continua ocupando o Centro de Artes da Maré neste fim de semana com muita música, slams (batalhas de poesia falada) e debates com grandes escritores. A programação conta com a final do Slam BR, o início do Abya Yala, e o primeiro slam indígena mundial da história, o Slam Coalkan. No domingo (11), a Mostra Maré de Música leva ao palco a rapper N.I.N.A do Porte. No mesmo dia, haverá o lançamento do livro de memórias Minha Irmã e Eu, escrito por Anielle Franco escrito em homenagem à irmã vereadora Marielle Franco, morta a tiros em março de 2018.
Centro de Artes da Maré. Rua Bitencourt Sampaio, 181, Maré. Grátis. Até 11 de dezembro. Veja a programação completa no site: https://www.flup.net.br/mare-
Museu de Arte do Rio
O MAR inaugura neste sábado (10) uma exposição gratuita em homenagem à cantora Clara Nunes, uma das grandes vozes da música brasileira. Reunindo cerca de 50 obras, com fotografias inéditas da cantora feitas pelo fotógrafo Wilton Montenegro e duas peças inéditas de artistas contemporâneos, a mostra fica em cartaz no foyer da Escola do Olhar. A exposição acontece no ano em que são celebrados 80 anos de nascimento da artista. Saiba mais aqui.
+ Da neve ao espaço, Riocentro abriga atrações imersivas para as crianças
Cia. Dos à Deux
A premiada companhia franco-brasileira de teatro gestual faz uma temporada gratuita e de caráter solidário do espetáculo Enquanto Você Voava, Eu Criava Raízes no Espaço Cultural Municipal Sergio Porto. O público deve levar um quilo de alimento não-perecível no dia do espetáculo, em benefício do Retiro dos Artistas e da Associação dos Amigos da Infância com Câncer – Amicca. Para criar a peça, André Curti e Artur Luanda Ribeiro mergulharam múltiplos medos que nos atravessam para chegar a estados, sentimentos e emoções nomeados por eles de “espaços íntimos de sensações”.
Rua Humaitá, 163, Humaitá. Qui. e sex., 20h. Sáb. e dom., 19h. Até 11 de dezembro. Grátis, mediante à doação de 1 quilo de alimento não-perecível. Ingressos pela plataforma Sympla.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui