O Carnaval, nos moldes que conhecemos, não vai acontecer em 2021. Pelo menos, não em fevereiro ou até que a população esteja vacina contra a Covid-19.
Isso não significa, no entanto, que os blocos de rua não possam celebrar a música e o espírito da folia – ainda que cada brincante se divirta em sua própria casa.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
O bloco Spanta Neném, um dos mais tradicionais do Rio, resolveu escolher o seu próximo samba-enredo através de um concurso nacional, realizado pela internet.
O tema homenageia o cantor e compositor Gonzaguinha, que completaria 75 anos em 2020 e pede que as letras tenham mensagens de esperança.
Qualquer pessoa pode participar da disputa. As inscrições, que devem ser feitas pelo site oficial do cortejo, vão até o dia 11 de novembro.
O concurso será dividido em quatro fases e contará com júri técnico com votação popular. O cantor Daniel Gonzaga, filho de Gonzaguinha, será um dos responsáveis pela escolha da música vencedora.
+ Teatro Riachuelo vai reabrir no sábado (24), com show do Casuarina
“Neste momento em que as dificuldades são ainda mais graves para a classe, cabe a todos nós estimularmos a criação artística, tão importante para a nossa sanidade emocional. Por isso, é menos importante agora a discussão sobre se e quando teremos carnaval, mas, sim, como cuidamos das nossas tradições. Seja pulando o Carnaval nas ruas ou confraternizando virtualmente, levaremos a nossa mensagem de alegria e de esperança aos foliões, homenageando um artista que deixou um legado profundo, autêntico e atemporal para a música brasileira”, explica Diogo Castelão, diretor-presidente e idealizador do Spanta.
A final do concurso, com três sambas no páreo, será transmitida ao vivo no canal do Spanta no YouTube no dia 13 de dezembro.
+ Hotel na Praia de Copacabana oferece aula de ioga ao ar livre
O vencedor será contratado para se apresentar na próxima edição do Festival Spanta. Além disso, o campeão vai gravar um clipe do samba-enredo, garantir vaga no Clube de Compositores do Spanta e ganhar passaportes vitalícios para o evento que acontece tradicionalmente na Marina da Glória. O segundo e terceiro colocados também serão premiados.
+ Senai Cetiqt faz evento on-line sobre representatividade negra