Mestre espiritual de celebridades como Reynaldo Gianecchini, Giovanna Antonelli e Marcio Garcia, Sri Prem Baba vem ao Rio na terça (6) para lançar seu livro Propósito — A Coragem de Ser Quem Somos (Editora Sextante). Criador do movimento global Awaken Love e mestre de hinduísmo, o psicólogo paulista que vive na Índia conversou com a coluna.
Na prática, o que muda quando encontramos nosso propósito?
A energia que estava estagnada ou mal direcionada começa a se mover na direção certa. Você se sente mais disposto porque sabe o que precisa fazer. Quando o fazer se alinha como ser, tudo flui: com pouco esforço, você realiza muitas coisas e o dinheiro naturalmente chega.
Por que, nos dias de hoje, é tão difícil conseguirmos enxergá-lo?
Na raiz desse problema está o medo, na forma da repressão e da carência afetiva. Fingimos ser algo que não somos, como estratégia para receber o amor que buscamos. Assim, suprimimos nossa natureza, bloqueamos a espontaneidade e desistimos dos sonhos.
No livro, o senhor fala sobre mecanismos de amortecimento. O que seria isso?
É a forma que encontramos para nos proteger de sentimentos ruins e mantê-los inconscientes. Os vícios e compulsões, por sexo, dinheiro ou comida, são os principais. Mas, ao mesmo tempo em que servem para nos proteger da dor, eles nos mantêm afastados do prazer. Assim como você não sente dor, não sente amor.
Existe algum caminho para ajudar a identificar esse propósito?
Um exercício que pode auxiliar é procurar lembrar as coisas que, na sua infância, lhe traziam prazer e alegria. Procure visualizar como era, do que você gostava, quais eram seus sonhos. Veja se isso ainda tem relação com a sua vida hoje e se você dedica tempo para fazer aquilo de que realmente gosta.
+ Proteste avalia marcas de protetores solares faciais
+ Aplicativo criado por estudantes incentiva a doação de sangue