Super Sábado no MAM, mostra de filmes do Norte e mais programas gratuitos
Agenda traz ainda baile charme e exposição nova na Ocupação Iboru, Roda de Ska e últimos de Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira, no CCBB

Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira
Últimos dias para ver a exposição que reúne mais de 140 obras de artistas negros do Brasil, entre pinturas, fotografias, esculturas, instalações, vídeos e documentos. Com curadoria de Deri Andrade, a mostra busca recontar a trajetória da arte brasileira a partir da produção de artistas negros, frequentemente apagados. O projeto destaca cinco nomes fundamentais das artes visuais no Brasil (Arthur Timótheo da Costa, Lita Cerqueira, Maria Auxiliadora, Mestre Didi e Rubem Valentim) e os relaciona com cerca de sessenta artistas contemporâneos de todas as regiões do país, propondo um diálogo.
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Qua. a dom., 9h/20h. Grátis. Ingressos pelo site do CCBB.
Escuta Festival
Em sua primeira edição fora do Instituto Moreira Salles (IMS), que está em obras, o evento, com curadoria de Erika Tambke, do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro; Lis Freitas, do Coletivo Kambacua; e Osmar Paulino, da Uniperiferias; tem como tema central neste ano Corpo Utopia, que busca nos levar a refletir sobre diferentes corpos na cidade e a criação de novos modos de existir nela. A programação tem início às 11h, com a oficina Corpo-Memória, com a artista plástica Gabriella Marinho. No mesmo horário, acontece o encontro Estética do Corpo — Manifestos pela Contravisualidade, com agentes das artes visuais de diversos territórios. Das 12h às 13h, a Oficina-Espetáculo Trocação ocupa a área do palco com o coletivo Debonde, que articula a dança com as diversas brasilidades contemporâneas. Às 14h30, é a vez da performance Corpo-Quintal, de Rona Neves. Ao longo da tarde, acontecem apresentações de DJ Renan Valle, Kohama, DJ Izza Tavares, Orkestra Popular Barracão e Grupo Mineiro Pau Valdemar Madalena. Às 18h, o evento exibe o filme Arte, Corpo e Metrópole, realizado pela Escola Escuta, que é resultado do encontro de 14 artistas de múltiplas linguagens. Encerrando a programação, às 19h30, o festival recebe a roda de samba Terreiro de Crioulo.
Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab). Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa. Sáb. (15), 11h/22h. Grátis.
Helio Alves Quarteto
No projeto Sextas Instrumentais, o pianista Helio Alves se apresenta ao lado de Chico Pinheiro (guitarra), Jorge Helder (contrabaixo) e Vitor Cabral (bateria), com um repertório que traz composições próprias de Alves e de grandes nomes da música brasileira, como Bala com Bala (de João Bosco e Aldir Blanc), Trilhos Urbanos (Caetano Veloso) e Frevo (de Egberto Gismonti).
Espaço Cultural BNDES. Rua Chile, 100, Centro. Sex. (14), 19h. Grátis. Ingressos pelo site do espaço.
Jorginho do Império
Filho do lendário Mano Décio da Viola, um dos fundadores do Império Serrano, escola da qual Jorginho foi puxador. No show, ele apresenta sambas-enredo da agremiação; composições próprias, como Dinheiro Vem, Dinheiro Vai e Água no Feijão; e sucessos de outros artistas, entre eles Retalhos de Cetim (Benito Di Paula), Disritmia (Martinho da Vila) e Mel na Boca (Almir Guineto).
Shopping Cassino Atlântico. Avenida Atlântica, 4240, Copacabana. Sex. (14), 18h. Grátis.
Kaê Guajajara e Coral Aldeia Marakanã
Uma das artistas indígenas de destaque da cena musical nacional hoje, Kaê Guajajara apresenta ao lado do Coral da Aldeia Marakanã um show com sonoridades e idiomas originários, no qual são abordados temas urgentes como equidade, bem viver e direitos indígenas, estabelecendo um diálogo com a Música Popular Originária (MPO).
Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab). Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa. Sex. (14) e dom. (16), 15h. Grátis.
Mostra Ver-o-Norte
A mostra traz uma seleção de filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, produzidos em estados amazônicos, refletindo especialmente a diversidade de seus habitantes, suas lutas cotidianas e seu imaginário, ao abordar temas como a exploração do território, as lendas e o folclore local. Entre os destaques deste fim de semana, está a Sessão Identidades, no sábado (15), às 17h, com exibição dos curtas Manaus Hot City (2010), de Rafael Ramos, e Monteirinho, o Sanfoneiro da Floresta (2016), de Clemilson Farias, e do longa Antes o Tempo Não Acabava (2016), de Fábio Baldo e Sérgio Andrade. Em seguida, Rafael Ramos (AM) e Clemilson Farias (AC) participam de um bate-papo. No domingo (16), às 14h, acontece a masterclass A Guerra de Imagens e Narrativas Sobre o Massacre do Putumayo, com o diretor com Aurélio Michiles (AM), sobre o processo de criação e produção dos filmes O Cineasta da Selva (1997) e Segredos do Putumayo (2020).
Caixa Cultural — Unidade Passeio. Rua do Passeio, 38, Centro. De 13 a 23 de fevereiro. Programação completa no site da Caixa Cultural. Grátis. Distribuição de senhas trinta minutos antes de cada sessão.
Ocupação Iboru
Fim de semana animado no espaço idealizado por Marcelo D2 e Luiza Machado. Nesta sexta (14), a partir das 18h, tem charme na rua com os DJs Corello e LP, além da abertura da exposição Vermelho, Verde e Amarelo, a Estética Redefinida, de Filipe Nardi. No sábado (15), tem Iboru Soundsystem com DJ convidado e oficina de voz e tambor por Nívea Magno e Ana Magalhães. Já o domingo (16) apresenta o Pagode do DG, roda de samba comandada há dois anos por Douglas Lemos.
Rua Sete de Setembro, 43, Centro. Qua. a dom., 16h/22h. Grátis.
Roda de Samba das Mulheres da Pequena África
Formado em 2021, o grupo se apresenta com frequência na região da Pequena África, e com um repertório que traz, em maioria, músicas compostas e/ou eternizadas por mulheres, como Leci Brandão, Dona Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra, Clara Nunes, Beth Carvalho, Alcione e Elza Soares, entre outras.
Parque Glória Maria. Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa. Sáb. (15), 15h. Grátis. Ingressos pelo Rio Cultura.
Roda de Ska
Criado por integrantes dos grupos Don Robalo, Los Benicios Faltosos e Jamelão Sound System, a roda passeia por clássicos do gênero, skas brasileiros e sucessos de outros estilos musicais tocados em ritmo de ska. O grupo é formado por Leo e Fantasma (ukulele e voz), Crisão (cajon e voz), Paulo (baixo e voz), Moisés (trombone), Joyce (sax alto), Pedro (sax tenor), André (guitarra e voz), Marcos (alfaia), Rafo (djembe e queixada), Richard (trombone) e Thiago (ukulele). Nesta edição, eles contam com a participação da cantora chilena Katy Erices.
Alalaô Kiosk. Avenida Vieira Souto, posto 8, Arpoador. Dom. (16), 15h30. Grátis.
Super Sábados no MAM Petrobras
O evento mensal entre em clima de folia com uma programação temática na área externa do museu: oficina de máscaras de bate-bolas com Turma Fascinação (14h), cortejo do bloco Império Colonial (15h) e cortejo de bate-bolas com Turma Fascinação (16h) e apresentação do bloco Filhos de Gandhi Rio (17h). Além disso, os nove parangolés que integram o acervo do museu serão expostos, somente neste sábado (15), no Bloco Escola. Dois deles, Parangolé Contra-Bólide (1980/1986) e Parangolé P12 Capa 8 ”Capa da Liberdade” com Rubens Gerchman (1966/1986), poderão ser vestidos pelo público.
Museu de Arte Moderna (MAM). Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo. Sáb. (15), 14h/18h30. Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui