Super Sábado no MAM, mostra de filmes do Norte e mais programas gratuitos

Agenda traz ainda baile charme e exposição nova na Ocupação Iboru, Roda de Ska e últimos de Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira, no CCBB

Por Kamille Viola
Atualizado em 13 fev 2025, 17h54 - Publicado em 13 fev 2025, 17h53
Afoxé-Filhos-de-Gandhi-RJ
Afoxé Filhos de Gandhi RJ: bloco afro é atração do projeto Super Sábados no MAM Petrobras (Julia Botafogo/Divulgação)
Continua após publicidade

 

Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira

Últimos dias para ver a exposição que reúne mais de 140 obras de artistas negros do Brasil, entre pinturas, fotografias, esculturas, instalações, vídeos e documentos. Com curadoria de Deri Andrade, a mostra busca recontar a trajetória da arte brasileira a partir da produção de artistas negros, frequentemente apagados. O projeto destaca cinco nomes fundamentais das artes visuais no Brasil (Arthur Timótheo da Costa, Lita Cerqueira, Maria Auxiliadora, Mestre Didi e Rubem Valentim) e os relaciona com cerca de sessenta artistas contemporâneos de todas as regiões do país, propondo um diálogo.

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Qua. a dom., 9h/20h. Grátis. Ingressos pelo site do CCBB.

Escuta Festival

Em sua primeira edição fora do Instituto Moreira Salles (IMS), que está em obras, o evento, com curadoria de Erika Tambke, do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro; Lis Freitas, do Coletivo Kambacua; e Osmar Paulino, da Uniperiferias; tem como tema central neste ano Corpo Utopia, que busca nos levar a refletir sobre diferentes corpos na cidade e a criação de novos modos de existir nela. A programação tem início às 11h, com a oficina Corpo-Memória, com a artista plástica Gabriella Marinho. No mesmo horário, acontece o encontro Estética do Corpo — Manifestos pela Contravisualidade, com agentes das artes visuais de diversos territórios. Das 12h às 13h, a Oficina-Espetáculo Trocação ocupa a área do palco com o coletivo Debonde, que articula a dança com as diversas brasilidades contemporâneas. Às 14h30, é a vez da performance Corpo-Quintal, de Rona Neves. Ao longo da tarde, acontecem apresentações de DJ Renan Valle, Kohama, DJ Izza Tavares, Orkestra Popular Barracão e Grupo Mineiro Pau Valdemar Madalena. Às 18h, o evento exibe o filme Arte, Corpo e Metrópole, realizado pela Escola Escuta, que é resultado do encontro de 14 artistas de múltiplas linguagens. Encerrando a programação, às 19h30, o festival recebe a roda de samba Terreiro de Crioulo.

Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab). Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa. Sáb. (15), 11h/22h. Grátis.

Helio Alves Quarteto

No projeto Sextas Instrumentais, o pianista Helio Alves se apresenta ao lado de Chico Pinheiro (guitarra), Jorge Helder (contrabaixo) e Vitor Cabral (bateria), com um repertório que traz composições próprias de Alves e de grandes nomes da música brasileira, como Bala com Bala (de João Bosco e Aldir Blanc), Trilhos Urbanos (Caetano Veloso) e Frevo (de Egberto Gismonti).

Espaço Cultural BNDES. Rua Chile, 100, Centro. Sex. (14), 19h. Grátis. Ingressos pelo site do espaço.

Continua após a publicidade

Jorginho do Império

Filho do lendário Mano Décio da Viola, um dos fundadores do Império Serrano, escola da qual Jorginho foi puxador. No show, ele apresenta sambas-enredo da agremiação; composições próprias, como Dinheiro Vem, Dinheiro Vai e Água no Feijão; e sucessos de outros artistas, entre eles Retalhos de Cetim (Benito Di Paula), Disritmia (Martinho da Vila) e Mel na Boca (Almir Guineto).

Shopping Cassino Atlântico. Avenida Atlântica, 4240, Copacabana. Sex. (14), 18h. Grátis.

Kaê Guajajara e Coral Aldeia Marakanã

Uma das artistas indígenas de destaque da cena musical nacional hoje, Kaê Guajajara apresenta ao lado do Coral da Aldeia Marakanã um show com sonoridades e idiomas originários, no qual são abordados temas urgentes como equidade, bem viver e direitos indígenas, estabelecendo um diálogo com a Música Popular Originária (MPO).

Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab). Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa. Sex. (14) e dom. (16), 15h. Grátis. 

Mostra Ver-o-Norte

A mostra traz uma seleção de filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, produzidos em estados amazônicos, refletindo especialmente a diversidade de seus habitantes, suas lutas cotidianas e seu imaginário, ao abordar temas como a exploração do território, as lendas e o folclore local. Entre os destaques deste fim de semana, está a Sessão Identidades, no sábado (15), às 17h, com exibição dos curtas Manaus Hot City (2010), de Rafael Ramos, e Monteirinho, o Sanfoneiro da Floresta (2016), de Clemilson Farias, e do longa Antes o Tempo Não Acabava (2016), de Fábio Baldo e Sérgio Andrade. Em seguida, Rafael Ramos (AM) e Clemilson Farias (AC) participam de um bate-papo. No domingo (16), às 14h, acontece a masterclass A Guerra de Imagens e Narrativas Sobre o Massacre do Putumayo, com o diretor com Aurélio Michiles (AM), sobre o processo de criação e produção dos filmes O Cineasta da Selva (1997) e Segredos do Putumayo (2020).

Continua após a publicidade

Caixa Cultural — Unidade Passeio. Rua do Passeio, 38, Centro. De 13 a 23 de fevereiro. Programação completa no site da Caixa Cultural. Grátis. Distribuição de senhas trinta minutos antes de cada sessão.

Ocupação Iboru

Fim de semana animado no espaço idealizado por Marcelo D2 e Luiza Machado. Nesta sexta (14), a partir das 18h, tem charme na rua com os DJs Corello e LP, além da abertura da exposição Vermelho, Verde e Amarelo, a Estética Redefinida, de Filipe Nardi. No sábado (15), tem Iboru Soundsystem com DJ convidado e oficina de voz e tambor por Nívea Magno e Ana Magalhães. Já o domingo (16) apresenta o Pagode do DG, roda de samba comandada há dois anos por Douglas Lemos.

Rua Sete de Setembro, 43, Centro. Qua. a dom., 16h/22h. Grátis.

Roda de Samba das Mulheres da Pequena África

Formado em 2021, o grupo se apresenta com frequência na região da Pequena África, e com um repertório que traz, em maioria, músicas compostas e/ou eternizadas por mulheres, como Leci Brandão, Dona Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra, Clara Nunes, Beth Carvalho, Alcione e Elza Soares, entre outras.

Parque Glória Maria. Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa. Sáb. (15), 15h. Grátis. Ingressos pelo Rio Cultura.

Continua após a publicidade

Roda de Ska

Criado por integrantes dos grupos Don Robalo, Los Benicios Faltosos e Jamelão Sound System, a roda passeia por clássicos do gênero, skas brasileiros e sucessos de outros estilos musicais tocados em ritmo de ska. O grupo é formado por Leo e Fantasma (ukulele e voz), Crisão (cajon e voz), Paulo (baixo e voz), Moisés (trombone), Joyce (sax alto), Pedro (sax tenor), André (guitarra e voz), Marcos (alfaia), Rafo (djembe e queixada), Richard (trombone) e Thiago (ukulele). Nesta edição, eles contam com a participação da cantora chilena Katy Erices.

Alalaô Kiosk. Avenida Vieira Souto, posto 8, Arpoador. Dom. (16), 15h30. Grátis.

Super Sábados no MAM Petrobras

O evento mensal entre em clima de folia com uma programação temática na área externa do museu: oficina de máscaras de bate-bolas com Turma Fascinação (14h), cortejo do bloco Império Colonial (15h) e cortejo de bate-bolas com Turma Fascinação (16h) e apresentação do bloco Filhos de Gandhi Rio (17h). Além disso, os nove parangolés que integram o acervo do museu serão expostos, somente neste sábado (15), no Bloco Escola. Dois deles, Parangolé Contra-Bólide (1980/1986) e Parangolé P12 Capa 8 ”Capa da Liberdade” com Rubens Gerchman (1966/1986), poderão ser vestidos pelo público.

Museu de Arte Moderna (MAM). Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo. Sáb. (15), 14h/18h30. Grátis.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.