Neste domingo (28), tem início a programação do Tabladinho Cultural, novo espaço com eventos para toda a família. O lugar fica no terraço de um prédio anexo ao Teatro Tablado, no Jardim Botânico, e abrirá a agenda deste ano com um baile de Carnaval, a partir das 15h.
O evento começa com a oficina da bateria mirim do Bloco do Sargento Pimenta, o Little Be, que interpreta músicas dos Beatles em versões carnavalescas e é formada por crianças de 7 a 14 anos. Durante uma hora e meia de duração, um grupo com crianças a partir de 7 anos de idade aprenderá a tocar ritmos brasileiros em instrumentos de percussão característicos de uma bateria de escola de samba (surdo, caixa, repique, agogô e tamborim).
+ Comprou o Rock in Rio Card? As datas de shows já definidas pelo festival
Alguns arranjos serão inéditos e não fazem parte do repertório do Bloco do Sargento Pimenta. Os vinte primeiros foliões de mais de 7 anos que comprarem os ingressos serão convidados a participar. Paralelamente, acontece a oficina Carnaval Reciclante. Ao final, às 17h, acontece uma apresentação do Little Be com os alunos.
Às 17h30, é a vez do Bloquitcho de Carná, formado por três musicistas educadores: Zé Motta, Laura Becker e Michel Nirenberg. O projeto realiza cortejos lúdicos em que são tocadas marchinhas, sambas e cirandas, ao mesmo tempo que são propostas brincadeiras e interações com as crianças de todas as idades e adultos.
A programação conta ainda com um baile comandado pela DJ Tati da Vila, que já discotecou no Réveillon de Copacabana e tem um repertório de música brasileira, a partir das 18h30.
O projeto acontece no Tabladinho, escola que funcionou ali por mais de sessenta anos e, no fim de 2023, mudou de proposta: deixou de ser focada em educação infantil para voltar às origens, tornando-se um espaço de cursos livres durante a semana. A programação cultural já tem atrações agendadas até julho.
Tabladinho. Avenida Lineu de Paula Machado, 795, 3º andar, Jardim Botânico. Dom. (28), 15h/20h. R$ 60,00 (menores de dois anos não pagam). Ingressos pelo EventBrite.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui