Bloco Terreirada Cearense lança oficinas on-line de percussão e teatro
Mesmo com o Carnaval de rua cancelado, aulas de Raquel Potí e Thaís Bezerra pretendem manter o espírito da folia. Mensalidades custam a partir de R$ 100,00
Ainda não há nenhuma previsão do Carnaval de rua acontecer no Rio de Janeiro, mas isso não significa que os instrumentos, a irreverência e a alegria do período mais divertido do ano tenham que ser esquecidos.
Quem faz da folia o seu ganha-pão tratou de adaptar oficinas para as plataformas on-line.
Raquel Potí – conhecida pernalta do Carnaval carioca – e Thaís Bezerra, cogestoras do bloco Terreirada Cearense, lançam esta semana, respectivamente, aulas de teatro popular e percussão pela internet, via Zoom.
Cada curso terá doze aulas, e as mensalidades custam a partir de R$100,00. Até quem mora fora do Brasil pode se inscrever.
Potí vai apresentar o teatro popular como expressão expandida da vida, das histórias de cada participante, contextualizando a pesquisa com referências socioculturais que condicionam hábitos e comportamentos territorialmente. Serão realizadas performances durante o período de aulas e, durante as aulas, será produzido um documentário sobre o processo de criação.
Os encontros virtuais serão às segundas, entre 19h e 21h. O início está marcado para a próxima semana, no dia 9. Para se inscrever, basta preencher este formulário. Dúvidas podem ser respondidas através do e-mail oficinas.raquelpoti@gmail.com.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Já a maestrina Thaís Bezerra vai ensinar como se toca zabumba/alfaia, caixa, xequerê, ganzá e agogô. As aulas, que serão voltadas tanto para iniciantes quanto para quem já tem experiência com os instrumentos, vão passear por ritmos como ijexá, baião, xote e marcha. O curso vai acontecer às quintas, a partir do dia 5 de novembro. Para se inscrever, clique aqui. O contato com a professora pode ser feito por e-mail: thais.bzr@gmail.com.
Nesta terça (3), os cursos serão lançados com um bate-papo on-line, às 20h, com o tema Festejo e Fé.