Theatro Municipal recebe Giselle, um dos balés mais famosos do mundo
Com ingressos a partir de 20 reais, espetáculo terá dez apresentações, abrindo a temporada de encenações do gênero no espaço em 2023
Um dos mais famosos do mundo, o balé Giselle será o primeiro da temporada de 2023 do Theatro Muncipal. O espetáculo, que estreia nesta quarta (5), às 19h, terá dez apresentações, sendo uma fechada para escolas públicas e as demais com ingressos a partir de 20 reais.
+ MAM passa a abrir às quartas e prorroga mostra de artista indígena Uýra
Com música de Adolphe Adam, libreto de Théophile Gautier e concepção e adaptação de Hélio Bejani e Jorge Texeira (a partir de Jean Coralli e Jules Perrot), o balé conta com a participação do balé e da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal (BTM), sob a regência do maestro Jésus Figueiredo.
O espetáculo gira em torno da história da jovem camponesa Giselle, que é enganada e morre de amor, voltando para vingar-se do amante traidor na forma de uma willi, como são chamados espíritos de virgens que morreram antes de se casarem. Vingativas, elas fazem dançar até a morte os homens que encontram na estrada, tarde da noite.
+ Museu do Amanhã estende horário para oferecer visitas cognitivo-sensoriais
Esse é um dos poucos balés ainda dançados em tutu romântico, ou seja, com as saias das bailarinas na altura da panturrilha, que remontam às crinolinas (armações em formato de gaiola que conferiam voltume às saias das mulheres) da segunda metade do século XIX.
+ Com Bethânia no line-up, Festival de Inverno abre pré-venda de ingressos
A temporada marca a última interpretação de Giselle da primeira-bailarina do teatro, Cláudia Mota, nesta quarta (5) e no dia 15 de abril. Ela alterna o papel com as solistas Márcia Jaqueline, Juliana Valadão, Marcella Borges e Manuela Roçado, enquanto Cícero Gomes, Filipe Moreira e Rodrigo Hermesmeyer se revezam como Albrecht, o amante da personagem principal.
Theatro Municipal. Praça Floriano, s/nº, Centro. Qua. (5), qui. (6), sáb. (8), 12, 13, 14 e 15 de abril, 19h. 9 e 16 de abril, 17h. R$ 20,00 a R$ 80,00. Ingressos pelo Eleven Tickets.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui