O Theatro Municipal está de volta. E o melhor: com programação gratuita. Depois de um ano e sete meses fechado ao público, devido à pandemia, ele reabre as portas a partir do dia 28 de outubro, com duas obras-primas do balé. Os espetáculos terão público reduzido: apenas 550 dos 2.300 assentos do local serão ocupados.
Do espetáculo Paquita, com música de Ludwig Minkus e coreografia de Marius Petipa, será apresentada uma abertura com as alunas da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ), Des Enfants, e o famoso Grand Pas Classique, encenado pela Companhia de Ballet da Escola Maria Olenewa. O encerramento traz Noite de Walpurgis, ato da ópera Fausto, com música de Charles Gounod e coreografia de Leonid Lavrovsky, interpretado pelo Ballet do Theatro Municipal.
Diretor da escola e regente interino balé, Hélio Bejani, comemora que a retomada da temporada de espetáculos seja acessível. “O reencontro com o público é, sem dúvida, um dos momentos mais aguardados por nossos artistas. O Theatro Municipal de Portas Abertas é um presente que leva arte e cultura para a população carioca. A arte que tem o poder de conectar as pessoas no movimento de sentir algo. E, se a arte é comum, ela deve estar acessível a todos”, afirma.
Theatro Municipal. Praça Floriano, s/ nº, Centro. Qui. (28) e sex. (29), 19h. Sáb. e dom., 16h. Grátis. Retirada de ingressos: no dia das apresentações, a partir das 10h.