Theatro Municipal apresenta dois clássicos do balé a preços populares
Alunos da Escola de Dança Maria Olenewa, que celebra 96 anos, apresentam espetáculo neste sábado (6) e domingo (7), com ingressos a partir de 5 reais
Para celebrar os 96 anos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, a mais antiga do Brasil, o Theatro Municipal recebe a Suíte dos Ballets: Paquita e Raymonda, que reúne dois clássicos do balé mundial neste sábado (6) e domingo (7). As coreografias serão apresentadas por estudantes e ex-alunos da escola.
+ Com agenda cultural intensa, Paraty terá circuito cervejeiro de corrida
Paquita se passa na Espanha durante a ocupação de Napoleão e conta a história de uma cigana que salva um oficial francês, Lucien, que se apaixona por ela. O espetáculo estreou em 1846 na Ópera de Paris, com coreografia de Mazilier e música de Deldevez.
Já Raymonda se passa na época das Cruzadas e conta a história da jovem que é noiva do cruzado Jean de Brienne, mas é cortejada pelo cavaleiro árabe Abderakhman. Quando Jean volta das Cruzadas, toma conhecimento a situação, e ele e Adderakhman duelam pelo amor de Raymonda. O francês vence e se casa com sua prometida. Estreou em 19 de janeiro de 1898, no Teatro Mariinski, em São Petesburgo, com coreografia de Marius Petipa, a partir do libreto de L. Paskova e M. Petipa.
+ Fechado há cinco meses, Reduto terá evento com “bons drinks” e petiscos
Fundada em 1927 pela bailarina Maria Olenewa, a escola de dança deu origem ao próprio corpo de baile do Theatro Municipal, que surgiu nove anos depois, em 1936. A instituição oferece um curso profissionalizante com nove anos de duração. Grandes nomes do balé brasileiro passaram por lá, como Marcia Haydée, Cícero Gomes, Ingrid Silva, Tereza Augusta e Juliana Valadão, entre outros.
+ Grátis: programação nas praças do Rio vai da palestra à arte urbana
Atualmente, 80% da companhia de balé do teatro é oriunda da escola, e muitos dos alunos continuam atuando como bailarinos, coreógrafos, maitres, professores e ensaiadores no Brasil e no exterior. Em 2018, foi criado o corpo de baile da própria instituição, que funciona no prédio anexo ao teatro. Atualmente, a Escola Estadual de Dança Maria Olenewa é dirigida pelo bailarino Helio Bejani.
Theatro Municipal. Praça Floriano, s/nº, Centro. Sáb. (6), 19h. Dom. (7), 17h. R$ 5,00 a R$ 30,00. Ingressos pelo Eleven Tickets.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui