Inaugurado em 1909, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na Cinelândia, passou pela Gripe Espanhola e pelos principais acontecimentos históricos do século XX.
Fechada desde março por causa da pandemia do novo coronavírus, a instituição vai voltar a receber, gradualmente, seus artistas para gravações de concertos e apresentações cujos vídeos serão disponibilizados no canal do YouTube do Theatro Municipal.
+ Veja Rio Recomenda: show de Jorge Aragão, peça on-line e mostra imersiva
Seguindo um protocolo desenvolvido pela Fiocruz, todos os funcionários serão testados para a Covid-19. Ainda não há previsão de retorno do público ao local.
A partir da segunda semana de novembro, serão disponibilizadas gravações de doze concertos de Música de Câmara e três concertos com a Orquestra, sendo o último deles um especial de Natal, com a participação do soprano Michele Menezes.
+ Aniversário de Carlos Drummond de Andrade inspira programação on-line
Além disso, estão previstos nove vídeos do Coro, com repertório renascentista e italiano, e um material do Ballet, incluindo uma participação da primeira bailarina, Ana Botafogo.
+ Cordão da Bola Preta faz vaquinha para se manter
As gravações vão acontecer na Sala Mário Tavares, no Foyer do Theatro Municipal e no palco principal do espaço. A curadoria é do maestro Ira Levin e participam como pianistas a maestra assistente Priscila Bomfim, Katia Baloussier e Maria Teresa Madeira.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Entre os concertos estão obras de Beethoven, Mozart, Vivaldi e Brahms.
A programação poderá ser consultada pelo site do Theatro Municipal do Rio.