Encerrando a temporada de 2023 do lugar, o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta pela primeira vez na íntegra O Corsário, um dos clássicos mais remontados no mundo, junto à Orquestra Sinfônica da casa. Serão dez récitas, que começam na próxima quarta (13) e vão até o dia 23, com ingressos a partir de 10 reais.
O espetáculo é um balé de repertório (ou seja, que conta uma história por meio da dança) que gira em torno do pirata Conrad e a Medora, que se apaixonam. Ela é sequestrada para ser escravizada, e ele corre para salvar sua amada.
+ Últimas sessões de Elis e mais espetáculos para assistir no fim de semana
Inspirado em um poema de Lord Byron (datado de 1841), tem música de Adolphe Adam, Cesare Pugni, Leo Delibes e Riccardo Drigo e libreto de Vernoy de Saint-Georges e Joseph Mazilier.
A remontagem e adaptação do balé são assinadas por Hélio Bejani e Jorge Texeira, segundo Marius Petipa. A regência será do maestro Jésus Figueiredo e a direção-geral, de Hélio Bejani.
O Corsário foi apresentado pela primeira vez no Municipal em 20 de junho de 1968, com o Ballet do Teatro Stanislavski, de Moscou. Em novembro de 2014, o Balé do Teatro Mariinsky apresentou a versão completa da obra no teatro do Centro. E, em 2022, foi a vez da Cia Bemo, da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, subir ao palco do Municipal com o espetáculo.
Theatro Municipal. Praça Floriano, s/nº, Centro. Qua. a sáb., 19h. 17 de dezembro, 17h. 19 de dezembro, 14h (Projeto Escola). R$ 10,00 a R$ 80,00. Ingressos pelo site do teatro.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui