Pela primeira vez, o Rio vai sediar a maior competição de balé do mundo, o Youth American Grand Prix (YAGP). E o palco não podia ser mais emblemático: o Theatro Municipal, que recebe a disputa entre quinta (26) e domingo (29), com mais de 700 participantes.
O concurso serve como vitrine para os bailarinos, que podem conseguir bolsas de estudo em grandes escolas de dança ou ser contratados por companhias importantes. As inscrições já estão encerradas, mas o público poderá assistir às etapas da competição.
+ Fenômeno King Kong Fran, A Lista e Helena Blavatsky voltam aos palcos
Nesta edição, estão inscritos crianças e jovens de 9 a 19 anos. Além de brasileiros, estão concorrendo argentinos, chilenos e peruanos. Como explicam os organizadores do evento, a América do Sul, em geral, é considerada um celeiro de bailarinos.
O Júri do YAGP 2023 — Rio de Janeiro é composto por Alexei Moskalenko (diretor artístico do YAGP), Ernst Meisner (diretor da Dutch Company, em Amsterdã), Peter Stark (diretor da Cia. Jovem do Rock School For Dance, na Filadéfia, EUA), Carla Korbes (representante da American Ballet Theatre, em Nova York) e Ricardo Amarante (coreógrafo brasileiro radicado em Portugal).
Na abertura, quinta (26), às 20h, acontece uma gala em homenagem a Tatiana Leskova, considerada a dama da dança no Brasil. A Cia. Jovem do Teatro Basileu França irá apresentar Baile dos Graduados, espetáculo que consagrou Leskova.
No sábado (28), às 20h, é a vez da gala de encerramento: Terra Inútil, coreografia inédita de Binho Pacheco, com a Cia. Jovem do Teatro Basileu França e participação dos primeiros-bailarinos do Ballet do Theatro Municipal Cícero Gomes e Juliana Valadão, e dos bailarinos Luiz Paulo Martins e Manuela Roçado. Alguns solistas e grupos de balé que se destacarem na competição também serão convidados a fazer parte.
Theatro Municipal. Praça Floriano. s/nº, Centro. Qui. (26), 14h/18h. Sex. (27), 10h/22h. Sáb. (28), 10h/18h. Dom. (29), 10h/16h (resultado às 17h30). R$ 35,00 a R$ 120,00. Ingressos pelo site do teatro.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui