Continua após publicidade

Museus na palma da mão: exposições cariocas para visitar pela internet

Em tempos pandêmicos, centros culturais como o Museu do Amanhã, o CCBB e o MAM Rio investem nas visitas virtuais

Por Marcela Capobianco
16 abr 2021, 07h00
Galeria do MAM Rio mostra algumas pinturas de Helio Oiticica, incluindo a clássica Seja Marginal Seja Herói
MAM Rio: instituição disponibiliza visitas em 3D pelo site (Fabio Souza/Divulgação)
Continua após publicidade

Que tal navegar por galerias de prestigiadas instituições culturais do Rio sem sair de casa? Conteúdo é o que não falta.

MAM Rio.


Através da tecnologia 3D é possível passear pelo museu e ver detalhes das obras expostas em 35 Revoluções: Irmãos Campana, que celebra a trajetória dos designers paulistas, e Realce, apresentação de acervo que marcou a chegada dos novos diretores artísticos da instituição. As criações do carioca Hélio Oiticica (foto acima) também estão on-line. Destaque para a obra Bandeira Brasileira, de autoria do carnavalesco da Mangueira Leandro Vieira para o desfile de 2019 — a primeira peça do Carnaval carioca integrada ao acervo permanente. Acesso pelo mam.rio/3D.

+ Com talento e ambição, Maxwell Alexandre conquista espaço no panteão das artes

Museu Bispo do Rosário.

Continua após a publicidade


Arte Ponto Vital tinha acabado de abrir ao público, em março, quando precisou migrar para as plataformas digitais devido às últimas restrições. Cem obras, entre pinturas, esculturas, fotos e vídeos de trinta artistas, recuperam a história da luta antimanicomial no Brasil. O espaço hoje ocupado pelo museu foi a sede, no século XX, da Colônia Juliano Moreira, que submetia pacientes psiquiátricos a eletrochoques e lobotomia. Acesso pelo museubispodorosario.com.

Oi Futuro.

No ano passado, o talentoso Luiz Zerbini transformou o centro cultural numa floresta, instalando mais de cinquenta árvores, arbustos e plantas medicinais no espaço. A mostra Campo Expandido propõe um diálogo entre natureza e tecnologia e ganhou um tour on-line em 360 graus há pouco tempo, assim como a exposição Una(S)+, que reúne produções de artistas mulheres do Brasil e da Argentina, feitas antes e durante a pandemia. Acesso pelo oifuturo.org.br.

Continua após a publicidade

+ Comuna reabre na Lapa com drinques e os famosos hambúrgueres

Museu do Amanhã.

Inaugurada em 2019, a exposição Pratodomundo — Comida para 10 Bilhões suscitou um debate sobre sustentabilidade calcado na seguinte questão: como alimentar, na década de 2050, uma população de 10 bilhões de pessoas com qualidade nutricional? A mostra propõe possíveis soluções, como o cultivo de legumes e verduras em oceanos e desertos. Os vídeos e fotos também abrem os olhos para alimentos não convencionais, como algas e insetos. Acesso pelo museudoamanha.org.br.

Continua após a publicidade

+ Leandra Leal indica filmes para assistir em família

CCBB
CCBB: cinco exposições para navegar on-line, inclusive o sucesso Egito Antigo (museo egizio/Divulgação)

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

CCBB.

Continua após a publicidade


Pelo site do centro cultural é possível navegar até mesmo por exposições que já saíram de cartaz, a exemplo das individuais de Ivan Serpa e Abraham Palatnik. Além disso, é possível rever a mostra dedicada ao checo Alphonse Mucha, mestre da art nouveau. A bem-sucedida Egito Antigo: do Cotidiano à Eternidade já ultrapassou a marca de 500 000 acessos. Por fim, as setenta inventivas obras da japonesa Chiharu Shiota, especializada em grandes instalações com fios de lã, também estão disponíveis on-line. Acesso em bb.com.br/cultura.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.