Agenda atualizada: três novas mostras chegam aos museus cariocas
As recém-abertas Mancha de Dendê Não Sai — Moraes Moreira; Ultramar, de Kika Carvalho; e Imagem como Presença, de Iole de Freitas merecem a visita
> Inédita no Rio, Mancha de Dendê Não Sai — Moraes Moreira fica no Museu Histórico da Cidade (Estrada Santa Marina, s/nº, Parque da Cidade, Gávea) até 12 de fevereiro. A exposição, interativa e gratuita, propõe uma viagem pela história da música brasileira por meio da vida e da obra do artista baiano falecido, em 2020.
> A partir de uma profunda pesquisa sobre a cor azul e a função desse pigmento nas relações sociais e materiais, a artista capixaba Kika Carvalho criou pinturas, colagens e instalações. Batizado de Ultramar, o projeto é fruto de uma parceria entre o Instituto Inclusartiz e a Casa Museu Eva Klabin (Avenida Epitácio Pessoa, 2480, Lagoa), que abriga a mostra.
> Especialista em esculturas, Iole de Freitas passou um período em Milão, na década de 1970, em que fazia performances silenciosas, nas quais se fotografava ou se filmava refletida em fragmentos de espelhos. Parte dessas obras integra a mostra Imagem como Presença, no Paço Imperial (Praça XV de Novembro, 48, Centro), até março.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui