Tudo que você precisa saber para aproveitar ao máximo o Festival do Rio
Evento chega à 25ª edição entre os dias 5 e 15 de outubro, com mais de 200 filmes, entre produções nacionais e internacionais, espalhados pela cidade
O Festival do Rio chega à 25ª edição entre os dias 5 e 15 de outubro, com mais de 200 filmes, entre produções nacionais e internacionais, espalhados pela cidade. O evento marca presença na praia, nas arenas culturais da prefeitura, em centros culturais — como o da Caixa Cultural e Justiça Federal — e em salas como as do grupo Estação, as do Kinoplex São Luiz e o Reserva Cultural Niterói.
A programação traz títulos premiados em festivais internacionais, além dos nacionais inéditos que concorrem aos prêmios da mostra Première Brasil, que disputam o Troféu Redentor e os Hors-Concours. Produções que destacam as narrativas LGBTQIAPN+ irão concorrer ao Prêmio Félix.
+ Espetáculos de Emílio Orciollo Netto e Pedro Cardoso estreiam no Rio
Entre os destaques, está Atiraram no Pianista, de Fernando Trueba e Javier Mariscal, primeira animação a ser exibida na sessão de gala de abertura do festival, que contará com a presença de Mariscal. No longa, um jornalista investigativo busca a história do jovem pianista prodígio brasileiro Tenório Jr., que desapareceu na em Buenos Aires durante uma turnê de Vinicius de Moraes e Toquinho, dias antes do golpe militar na Argentina, em 24 de março de 1976.
A Gala de Encerramento, no dia 14, pela primeira vez terá dois filmes: Priscilla, longa de Sofia Coppola que conta a história do romance de Priscilla e Elvis Presley do ponto de vista da mulher, e O Sequestro do Voo 375, que relembra o sequestro de um voo comercial da Vasp, em 1998, dirigido por Marcus Baldini.
Entre os filmes internacionais, estão também Pobres Criaturas, dirigido por Yorgos Lanthimos, com Emma Stone, Willem Dafoe e Mark Ruffalo, e que venceu o Leão de Ouro no último Festival de Veneza; May December, de Todd Haynes, com Natalie Portman, Juliane Moore e Charles Melton; além da estreia da diretora Tina Satter no cinema, com Reality, o primeiro filme protagonizado por Sydney Sweeney após atingir o estrelato nas séries Euphoria e The White Lotus.
A mostra Première Brasil exibe 91 produções brasileiras inéditas, entre longas e curtas, de jovens cineastas e de nomes consagrados., incluindo clássicos brasileiros restaurados. Algumas sessões contarão com debates. Entre os filmes mais aguardados, estão o premiado Mussum, o Filmis, de Sílvio Guindane, e Meu Nome é Gal, de Dandara Ferreira e Lô Politi, ambos na seleção Hors Concours.
+ Da cannabis à realidade virtual, dez destaques da Rio Innovation Week
O evento sessões especiais, exibições com acessibilidade, mostras paralelas e homenagens. O Festival do Rio também irá exibir, em noites de gala, quatro séries brasileiras, com entrada gratuita, mediante cadastro prévio divulgado nas redes sociais e no site do festival.
Entre elas, How To Be A Carioca, de Carlos Saldanha e Joana Mariani, com Seu Jorge, e Resistência Negra, do babalô Ivanir dos Santos, dirigida por Mayara Aguiar e apresentada por Djonga e Larissa Luz.
+ Funk ganha mostra no MAR e som de Marcelo D2 vira ocupação artística
Além disso, o RioMarket apresenta mesas e masterclasses para o mercado e uma seleção aberta ao público com ingressos gratuitos, sob inscrição prévia na nova sede do festival, na Glória.
A programação completa está no site do site do evento e os ingressos estão à venda no Ingresso.com, que também tem a opção de passaportes. Nos dias do festival, eles estarão disponíveis também nas bilheterias dos cinemas participantes.
+ Como conseguir ingresso para The Eras Tour, de Taylor Swift, nos cinemas
Mostras internacionais:
Panorama Mundial: Principal mostra internacional do Festival do Rio, exibe os filmes dos mais importantes diretores do mundo e os destaques do cinema no ano, com os premiados dos grandes festivais internacionais.
Expectativa: Dedicada aos primeiros trabalhos de destaque de talentos promissores do cinema mundial e à filmografia de diretores e de países cujas obras ainda são pouco conhecidas pelo público brasileiro.
Première Latina: Vitrine do cinema latino-americano, que reúne filmes produzidos pela região, cujas obras com narrativas e estéticas diversas encontram semelhanças ao perpassarem questões culturais e históricas desse território.
Midnight Movies: Para tudo o que é proibido, diferente e tabu. Do terror ao sexo, do experimental ao consierado esquisito. A mostra conta também com uma seleção de clássicos da meia-noite.
Clássicos & Cults: Uma seleção anual de obras que marcaram seu tempo, seja pela importância cultural, pelo poder estético ou pela relação com o público e que merecem voltar a serem vistas na tela grande por antigas e novas audiências.
Itinerários Únicos: dedicada a documentários sobre as trajetórias singulares e inovadoras de personalidades artísticas e políticas.
O Estado das Coisas: retorna à programação internacional após muitos anos trazendo documentários que retratam as questões sociais, ambientais e políticas que reverberam no mundo contemporâneo, em diálogo com a mostra nacional de mesmo nome.
Mostras nacionais:
Première Brasil: Exibe produções brasileiras inéditas, entre longas e curtas, de jovens cineastas e de nomes consagrados. O filmes estão divididos pelas mostras competitivas — Competição Oficial e Novos Rumos — e nas seleções especiais Hors Concours, Retratos e O Estado das Coisas.
A Cinemateca É Brasileira: Mostra paralela da 25ª edição, acontece de forma gratuita na Caixa Cultural do Rio de Janeiro e no Estação NET Rio, com títulos que decorrem diferentes momentos históricos, propostas estéticas e abordagens temáticas, demonstrando a riqueza do cinema brasileiro ao longo dos mais de 120 anos de sua história.
Programa Geração: Exibe filmes produzidos por ou para as novas gerações de criadores e cinéfilos. Em associação com a exibição de filmes, há uma série de atividades e oficinas gratuitas.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui