Relembre os detalhes mais marcantes do desfile da campeã do Carnaval carioca de 2012. A escola homenageou Luiz Gonzaga com vaqueiros, sanfonas, baião e muita criatividade na avenida
Por Daniela Pessoa
Atualizado em 5 dez 2016, 15h43 - Publicado em 22 fev 2012, 18h50
A Unidos da Tijuca foi a penúltima a entrar na Sapucaí no domingo de Carnaval, mas a primeira no pódio da folia. Eleita a escola campeã nesta quarta (22), a agremiação apostou na criatividade do carnavalesco Paulo Barros, famoso por levar inovação à avenida. A escola da Zona Norte, que foi vencedora pela terceira vez em sua história (as outras duas vitórias foram em 1936 e em 2010), fez a multidão sambar ao som do samba-enredo O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão, uma homenagem ao compositor Luiz Gonzaga, que completaria 100 anos em 2012 se estivesse vivo.
Quem puxou a melodia foi o intérprete Bruno Ribas, neto do compositor Manacéa, enquanto a bateria comandada pelo mestre Casagrande misturou o forró ao samba para embalar o enredo sobre o Rei do Baião. O desfile marcou ainda a estreia da rainha Gracyanne Barbosa à frente dos percussionistas. Ao todo, foram 3 600 componentes divididos em 33 alas.
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Semana Black Friday
A melhor notícia da Black Friday
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro
a partir de 35,60/mês
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.