Na hora de encarar viagens longas, alguns cuidados simples ajudam a evitar sérios riscos à saúde. Segundo um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Osaka, no Japão, ficar por mais de cinco horas seguidas sentado pode aumentar em até 70% a probabilidade de embolia pulmonar. Breno Caiafa, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ), ensina como se manter longe dos problemas de circulação.
- Não fique muito tempo parado. Tente se mexer, levantar-se e andar. O sistema circulatório (coração e vasos sanguíneos) precisa de movimentação para se manter bem condicionado.
- Uma boa dica é escolher a cadeira do corredor, no avião ou no ônibus, para ter mais liberdade de movimentos.
- Evite consumir sal e produtos refinados. O sódio retém líquidos no organismo, aumenta o trabalho cardíaco e favorece o aparecimento de doenças cardiovasculares e renais.
- Não se esqueça de beber bastante água. Ambientes fechados como ônibus e aviões costumam ter ar-condicionado, o que contribui para a desidratação.
- As meias ajudam a comprimir a musculatura das panturrilhas, exercendo uma ação imediata sobre os músculos que atuam no sistema venoso e auxiliam a circulação sanguínea.