Desde 14 de janeiro interditado pelo Ibama, o Zoológico do Rio, que estava em estado lastimável, deve reabrir no dia 1º de março. Curiosamente, bem a tempo do aniversário da cidade. Em nota, a fundação Riozoo informou que a prefeitura vem trabalhando em obras de manutenção desde o dia 16 de janeiro a fim de reverter o embargo.
No mês passado, foi publicado o edital de licitação para a escolha da empresa que irá administrar o zoológico pelos próximos 35 anos. A conceção exige o investimento compulsório de 66 milhões de reais, até 2018, para recuperar o prédio histórico, criar um hospital veterinário, construir um restaurante, um bar e uma tirolesa com 60 metros de extensão, adotar sistema que utilize pelo menos 60% de água de reuso, entre outros requisitos.
+ Polícia encontra remédios vencidos, carne estragada e armas em zoo do Rio
A reabertura está atrelada ainda à assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ibama, o Ministério Público Federal (MPF) e a própria prefeitura. Em tempo: o valor da entrada para a visitação dos animais deve passar de 8 para 15 reais.