Como praticar exercícios no verão enfrentando as altas temperaturas
Fisiologista responde dúvida sobre a prática de exercícios, pontuando os riscos do calor excessivo
Com promessas de temperaturas recorde no verão, a fisiologista Danielli Mello responde a dúvidas sobre a prática de exercícios na estação:
O que acontece quando treinamos no calor excessivo? Com temperaturas acima de 30º e umidade do ar elevada, paramos de perder calor do meio e passamos a ganhar dele. Isso, somado ao calor metabólico vindo do exercício, pode fazer o organismo colapsar.
Quais sinais o corpo dá de que está em perigo? Primeiro, há hipertermia, com sintomas de mal-estar e tontura. Depois, o quadro segue para o stress por calor, com sede intensa e falta de concentração, até o colapso, com vômito, calafrio e perda de consciência. O cansaço precoce em uma atividade a que você está acostumado é fator de muita atenção.
Como diminuir esses riscos? Além da hidratação, antes, durante e depois do exercício, inclusive com isotônicos e repositores de sais minerais, vale usar uma roupa adequada, que permita a transpiração. Evite exercícios longos e procure locais climatizados ou bem arborizados e ventilados.