Impulsionado pelas transformações decorrentes do período de isolamento social, o mercado fitness foi mais um – dentre tantos outros – que precisou se reinventar. Com academias fechadas, a solução foi oferecer maneiras inovadoras para a prática de atividades físicas dentro de casa. Não à toa, em dezembro passado, o Colégio Americano de Medicina do Esporte apontou o treinamento on-line como a principal tendência para o ano de 2021.
Alvo de preconceito recorrente por parte da turma da maromba, a modalidade saltou da 26ª posição para o topo do ranking, uma vez que era preciso se adequar ao novo normal sem deixar de lado os cuidados com a saúde, sobretudo nestes tempos pandêmicos. O que surgiu como alternativa praticamente compulsória tornou-se uma escolha para aqueles que ainda não se sentem seguros para frequentar academias ou apenas preferem poupar tempo levantando os pesinhos no conforto do lar.
+ Os benefícios do beach tênis, esporte que mais cresce nas praias do Rio
Foi neste contexto que o treinador Ricardo Lapa viu o número de alunos se multiplicar em escala astronômica. Aprimorando há mais de uma década sua expertise em aulas a distância, ele viralizou ao aparecer dando treinos para estrelas como o ator Chay Suede e resolveu abrir a Academia On-line Foguete – considerada a maior da América Latina pelo Hotmart, plataforma especializada na distribuição de produtos digitais. Hoje, são 50 000 adeptos de mais de quinze países.
+ O programa de bem-estar Prudential Vitality chegou ao Rio
Responsável por trazer um novo conceito para os treinos on-line, com 170 transmissões ao vivo por mês, Lapa listou cinco dicas para não perder a motivação quando o assunto é suar a camisa dentro de casa. Afinal, a gente sabe que é preciso disciplina para não cair em tantas distrações a poucos metros de distância.
Confira abaixo:
1 – Invista em aulas ao vivo
“Além da disciplina do aluno, a especialidade do professor também é essencial para contribuir com os resultados. Invista em profissionais especializados em aulas ao vivo, que oferecem um contato próximo, para que você sempre esteja sob orientação, treinando em equipe e de uma forma descontraída.”
Ricardo Lapa apresenta exercícios para fazer em 10 minutos
2 – Escolha o treino que você se identifica e se dedique a ele
“O melhor treino é aquele que você sente prazer fazendo e não o que dizem que você precisa fazer por ser tendência. É partindo desse princípio que se escolhe a modalidade on-line ideal e que, por consequência, será motivadora. Fazer o que gosta gera dedicação, disciplina e o esperado resultado.”
+ Ioga na praia: novo espaço oferece aulas na orla de Ipanema
3 – Respeite o seu tempo
“Quando o aluno é iniciante precisa começar aos poucos, se desafiando ao executar os exercícios. Com o tempo a performance vai melhorar, aquele exercício difícil de fazer se tornará fácil e a força também aumenta. Para os alunos intermediários e avançados, os acessórios como halteres e elásticos são muito bem-vindos. Outras ideias para melhorar os resultados são trabalhar a resistência de força com o próprio corpo, como os exercícios de isometria; e trabalhar exercícios conjugados, que fazem com que a gente chegue no nosso melhor desempenho.”
Veja um treinos com foco localizado
4 – Organize o horário de treino
O treino on-line pode ser feito em qualquer lugar: dentro de casa, em um parque ou até mesmo dentro de uma academia, mas não é por isso que você tem que deixar de ter a sua hora de treinar. Seja 20 minutos ou 1 hora, reserve esse momento na sua agenda e se comprometa. Investir em aulas ao vivo torna esse compromisso mais fácil de ser realizado, porque o professor sempre vai estar pronto te esperando e te motivando.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
5 – Se adapte ao lugar que você vai treinar
“Se for em casa, tenha seu canto onde você sempre vai estar ali treinando, perto dos seus acessórios, se for o caso. Você vai se adaptar e vai ser bem mais fácil ter isso como parte da sua rotina.”
Exercícios da Academia Foguete com foco na diversão