O segurança do Babbo Osteria, em Ipanema, vem sofrendo ataques racistas de um vizinho do restaurante. O chef Elia Schramm, proprietário da marca, afirmou que dois registros de ocorrência já foram feitos denunciando o crime. Segundo o chef, em posicionamento compartilhado pelo restaurante nas redes sociais neste domingo (11), as ocorrências foram registradas neste sábado (10) e no último dia 15. Segundo uma cliente que gravou imagens dos insultos e postou no instagram, os ataques ocorrem há meses.
+ Emergência climática: estudo mostra aumento de chuvas muito fortes no Rio
Segundo a postagem, um senhor idoso identificado como Aloísio, e seu filho, que se chamaria Adriano, todo dia reclamam com o restaurante e pedem para que o segurança Lucas Rodrigues Neves seja retirado da calçada “deles” porque o funcionário é negro. Aloísio já teria dito a Lucas: “você está favelizando minha calçada, vai pro outro lado, neguinho”. Um vídeo postado em seguida mostra um desses momentos. As gravação está sendo analisada pelos investigadores da 14ª DP (Leblon), que é responsável pelo caso. Os citados ainda não comentaram as acusações.
No vídeo, gravado dia 13 de maio, é possível ouvir parte da discussão:
Lucas: Eu sou o quê? Fala o que eu sou de novo?
Aloísio: Sai pra lá, rapaz!
Lucas: Fala o que eu sou de novo?
Aloísio: Vai tomar conta lá…!
Lucas: Fala que eu sou neguinho, fala!
Aloísio: Vai tomar… é neguinho! Vai tomar conta do restaurante!
Lucas: Agora sorri ali, que tá sendo gravado teu racismo.
No boletim de ocorrência da confusão deste sábado (10), o segurança relatou na delegacia o que ouviu: “Esse banco aqui é coisa de vagabundo, você não está trabalhando, tire o banco daqui e vá para o outro lado da calçada, você tá fazendo daqui de favela, eu não quero esse banco aqui.”
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
No posicionamento publicado nas redes, o chef e o Babbo Osteria garantem que o local “não tolera qualquer tipo de atitude preconceituosa” e que foram tomadas “todas as medidas cabíveis para apoiar e proteger a vítima”. A postagem diz ainda que “enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, jamais haverá paz” e finaliza com “racismo é crime,
denuncie!”. A TV Globo não conseguiu contato com os citados.