Com previsão de 42 graus, Paes pede para a população beber muita água
A cidade pode atingir o nível 4 de calor, algo inédito. Caso isso aconteça, pontos de resfriamento serão abertos em postos de saúde e Naves do Conhecimento

Atualização: A cidade do Rio de Janeiro entrou em Calor 4 às 12h35 desta segunda (17). O Calor 4 caracteriza-se por índices de calor muito alto (40 a 44 graus) com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos. Segundo o Alerta Rio, a previsão é de temperatura máxima de 42 graus, com índice de calor mediano acima de 40°C. As condições meteorológicas devem permanecer assim até a sexta (21).
Segundo o Alerta Rio, a temperatura máxima prevista para esta segunda (17) é de 42 graus na cidade do Rio de Janeiro, e não deve chover. Na parte da tarde, a umidade relativa do ar deve oscilar de 21% a 30%. Essas condições são causadas por um sistema de alta pressão que age próximo à capital fluminense. Não há previsão de precipitações na cidade até, pelo menos, sexta (21) e as temperaturas máximas seguirão altas ao longo da semana.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Neste domingo (16), o prefeito Eduardo Paes descartou cancelar blocos de rua por causa da onda de calor, mas pediu que a população se hidrate. “Nós não vamos, de maneira nenhuma, chegar aqui e dizer: ‘Gente, vamos suspender os blocos de carnaval no Rio de Janeiro’. Eles sempre tiveram uma temperatura de 70 graus à sombra. Então bebam água”, disse o alcaide.
Paes alertou que há uma possibilidade enorme de chegar ao Nível de Calor (NC) 4, algo inédito na cidade. Caso isso aconteça, pontos de resfriamento serão abertos à população, como as Naves do Conhecimento e postos de saúde. Os endereços estão disponíveis no aplicativo do Centro de Operações da prefeitura (COR). Outra medida, na rede municipal de ensino, é transferir as aulas de educação física para locais cobertos.
+ Tecnologia ajuda indústria da moda a desenvolver roupas que aliviam o calor
Em junho do ano passado, o COR adotou o Protocolo de Calor dividido em 5 estágios para avisar a população sobre ondas de altas temperaturas. No NC5, grandes eventos, a exemplo de shows em espaços abertos, poderão ser cancelados.
+ DJ que teve perna amputada após infecção em UTI processa hospital Casa de Portugal
A morte de uma fã por exaustão térmica durante o show de Taylor Swift no Engenhão, em 2023, foi uma das razões para a criação dessa norma. Os índices NCs avaliam não só os termômetros, mas também a incidência de raios ultravioleta e a duração das altas temperaturas.
Alerta para 17 municípios
Na esfera estadual, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde emitiu um alerta para 17 cidades por causa da previsão de altíssimas temperaturas.
Aperibé, Barra Mansa, Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Duque de Caxias, Guapimirim, Iguaba Grande, Magé, Mangaratiba, Nilópolis, Nova Iguaçu, São Pedro da Aldeia, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Três Rios e Volta Redonda receberam orientações sobre como os profissionais de saúde dessas cidades devem atender pessoas com problemas causados pelo excesso de calor. Além disso, o órgão pede que as prefeituras locais estabeleçam locais de resfriamento para a população.
Por causa do alerta, a prefeitura de Barra Mansa decidiu suspender as aulas no período da tarde e noite da rede municipal. As escolas vão abrir apenas das 7h às 10h30 pelo menos de segunda (17) a quarta (19). O município de Mangaratiba também reduziu o horário de funcionamento das escolas.