Esse é um dilema para muitas pessoas. Tem gente que prefere de manhã, outros fogem na hora do almoço para isso. Há ainda aqueles bravos guerreiros que encaram um dia inteiro de trabalho e depois ainda encaram uma esteira. No meu caso, a melhor hora para se exercitar é quando dá tempo. O que eu não sabia é que dependendo da hora do dia que você escolhe para malhar, os exercícios podem trazer diferentes benefícios. Em entrevista à Marie Claire americana, especialistas em fisiologia do esporte apontaram a hora certa para suar a camisa de acordo com cinco objetivos: desestressar, melhorar as condições do sono, evitar lesões, emagrecer e aumentar a massa muscular.
1 – Se você tem uma reunião estressante pela frente…
O ideal é se exercitar um pouco antes. Trinta minutos de exercícios de intensidade moderada pode diminuir a reação fisiológica do organismo ao estresse, aumentando a sensação de prazer graças a liberação da dopamina. “Ele também estimula o cérebro para desligar sua resposta ao estresse”, diz J. Carson Smith , Ph.D., professor assistente de cinesiologia na Universidade de Maryland.
2 – Se você tem problemas para dormir…
Faça o exercício antes de dormir. Você pode ter ouvido dizer que o exercício nesse horário faz com que seja mais difícil adormecer, mas essa tese está sendo contestada pelo novo relatório da National Sleep Foundation. A pesquisa mostrou que 30 minutos de exercícios são suficiente para melhorar a qualidade do sono e ajudar a adormecer mais rápido.
3 – Se você quer evitar lesões…
O melhor horário é o início da noite, depois do trabalho. “Pela manhã, a temperatura do corpo é mais baixa, de modo que ele pode ficar mais vulnerável às tensões”, diz Michael Deschenes , Ph.D., professor e presidente do departamento de cinesiologia e ciências da saúde no College of William & Mary. Para evitar lesões, portanto, o ideal é entre 4 da tarde e 8 da noite.
4 – Se você quer emagrecer…
Exercitar-se antes do café irá maximizar o potencial de queima de gordura em até 20%. Essa foi a conclusão de um estudo recente publicado no British Journal of Nutrition. “Seu corpo irá retirar energia das reservas de gorduras ao invés de consumir os carboidratos ingeridos no café”, explicou o co-autor do estudo Javier Gonzalez.
5 – Se você quer tonificar os músculos…
O exercício deve ser feito depois do jantar. Por causa do aumento da temperatura do corpo ao final do dia, nosso desempenho é melhor nesse horário, acentuando o desenvolvimento do tênus muscular. Isso porque a força muscular aumenta ligeiramente; a coordenação é melhor; e a quantidade de oxigênio fornecido aos músculos também é maior.
Para ler a matéria completa, clique aqui.