Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

“O Brasil deve muito ao David Lynch”, diz professor de Meditação carioca

Kléber Tani acompanhou a viagem de Lynch por nove dias no país em 2008

Por lu.lacerda
Atualizado em 16 jan 2025, 18h14 - Publicado em 16 jan 2025, 17h00
David Lynch
David Lynch esteve no Brasil por nove dias em 2008 (Derek Hudson/The Talks/Reprodução)
Continua após publicidade

David Lynch, cineasta morto nesta quarta (16/01), aos 78 anos, ficou também conhecido por amplificar mundialmente a Meditação Transcendental (MT); no Brasil, o seu Instituto David Lynch tem uma filial em SP. A causa da morte não foi divulgada, mas, no ano passado, ele revelou diagnóstico de enfisema pulmonar.

Ganhador de três Oscar, ele virou guru da MT. Defendia a meditação nas escolas, para combater a violência — em 2008, esteve no Brasil durante nove dias, para lançar o livro “Em águas profundas – Criatividade e meditação”, sempre declarando que isso ajudaria a livrar nosso país da violência.

Se tem um nome no Rio que é referência em MT, é Kléber Tani, há 45 anos ensinando a prática como discípulo Maharishi Mahesh Yogi ‍ (o mesmo que iniciou os Beatles), que conheceu Lynch quando o cineasta veio ao Brasil, exatamente quando lançou “Águas profundas”.

“David se mostrou extremamente delicado, carinhoso, respondeu a todas as pessoas sem se estressar, sem tirar uma de estrela. Foi muito humilde, muito delicado. Deu palestra em várias cidades, o que, pra nós, foi ótimo porque divulgou a MT, explicando que, quando você mergulha na meditação, percebe pensamentos mais sutis e lida com impulsos do inconsciente que determinam mais criatividade. Eu viajei com ele pelo Brasil, durante 10 dias. Tem até um filme sobre a passagem dele por aqui, feito por um carioca, o Marcos Andrade, o doc ‘Transcendendo Lynch’, lançado em 2011”, diz Kléber.

Lynch começou a praticar MT em 1973, depois de escutar uma frase que venceu o ceticismo inicial: “A verdadeira felicidade não está no exterior, mas no interior de cada um”. Em duas semanas, disse que “a raiva e a depressão começaram a sumir” e as ideias, a fluir com maior liberdade.

Continua após a publicidade

“Depois que descobriu a MT, ele mudou por completo, tornando-se uma pessoa muito mais estável, equilibrada. Isso ele relata no livro ‘Águas profundas’. Fala muito sobre a expansão da consciência através da MT. Então, o Brasil deve muito ao David Lynch no que tange à MT, levando a prática a escolas. Ele ensinou todo mundo do Instituto Reação (do judoca Flávio Canto) a meditar, inclusive agentes da Polícia Militar”, diz Tani.

A última participação do cineasta no Brasil, através de vídeo, foi durante a “Meditação Global”, como parte da programação do G20, em novembro do ano passado, uma parceria do Instituto David Lynch Brasil e da Meditação Transcendental.

“Perguntei sobre o motivo de os filmes dele serem tão intensos, às vezes pesados, com características tão impactantes para uma pessoa que divulga a MT. Ele ficou calmo e respondeu: “O fato de eu retratar as mazelas humanas não significa que eu viva essas mazelas. Estou simplesmente retratando’. Através dele, a minha academia encheu. Lynch tinha acesso livre a Maharishi Mahesh (mestre, criador da Meditação Transcendental) a hora que fosse. Considerava-o uma mente brilhante com a incumbência de levar a MT para o mundo todo através da arte”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.