Você já levou seu filho para assistir ao espetáculo As Aventuras do Menino Iogue, em cartaz no Espaço Tom Jobim? A peça está concorridíssima. A temática me levou a procurar saber: por que as crianças estão interessadas na ioga? Quais são seus benefícios para os pequenos?
Para quem não sabe, Antonio Tigre, além de integrar o elenco do espetáculo, é professor da modalidade há décadas, o que o levou a escrever o livro que inspirou a narrativa. Segundo o especialista, que dá aulas para a criançada no Espaço Nirvana, a ioga desenvolve a consciência corporal, traz noções de equilíbrio, tamanho, volume e peso. “Ela amplia a capacidade respiratória e a percepção da respiração associada às ações, potencializando o foco, a clareza e o discernimento”, diz Tigre.
Em sua aula com duração de uma hora, para crianças a partir de 4 anos, Tigre usa o método ”Ioga e Jogos Teatrais”, desenvolvido por ele durante onze anos. A ideia é lecionar a modalidade para os miúdos de forma lúdica e divertida. “Quando ainda cursava artes cênicas na Unirio, estudei jogo teatral e amei! Então comecei a mesclar os jogos com as posturas e brincadeiras que as crianças propunham durante as aulas de ioga infantil”, conta.
Para manter a atenção da galerinha, ele propõe um novo conceito de organização mental e social, que permita que o conhecimento parta de suas próprias experiências interiores. “Criar caminhos a partir do corpo físico e das interações lúdicas, para capacitar a criança a viver em harmonia com o ambiente social que está inserida é uma das formas”, diz ele, que recomenda a prática diária de ioga para os pequenos.
No Nirvana, depois da estreia da peça, neste ano, a procura pela aula, que acontece às segundas e quartas, entre 18h15 e 19h15, aumentou em torno de 20%. Aos pais interessados em proporcionar uma atividade de meditação e lúdica aos filhos, o preço da mensalidade é R$ 237.