Rio forma primeira turma de batenders LGBTQIA+
Ao todo 100 jovens fizeram curso gratuito de mixologia oferecido pelo Observatório Internacional da Juventude em parceria com a Smirnoff

O Rio de Janeiro formará a sua primeira turma de bartenders LGBTQIA+ no próximo dia 22 de janeiro. Ao todo 100 jovens realizaram um curso de mixologia oferecido pelo Observatório Internacional da Juventude em parceria com a Smirnoff.
Com seis entre cada dez brasileiros que pertencem a comunidade LGBTQIA+ relatando dificuldade em conseguir emprego, segundo o estudo Oldversity produzido pelo Grupo Croma, oferecer oportunidades de ampliar os conhecimentos específicos pode ajudar no ingresso no mercado de trabalho.
Os jovens inscritos no programa foram treinados durante três semanas pela plataforma de educação Learning for Life, uma iniciativa global da Diageo. Os temas das aulas foram desde habilidades técnicas da profissão de bartender, até temas transversais e de cidadania, como empreendedorismo, consumo responsável de bebidas alcoólicas e diversidade e inclusão.
Além disso, 30 alunos graduados foram selecionados para um aperfeiçoamento presencial do curso na sede do Observatório Internacional da Juventude, no Rio de Janeiro (RJ). Para isso foi oferecida uma bolsa de estudo no valor de R$ 300.
“O programa reflete o compromisso da Diageo e de Smirnoff em apoiar a comunidade LGBTQIA+ e foi pensado diante da necessidade de mercado de bares que vivem um momento aquecido mas que ainda carecem de profissionais qualificados para alta coquetelaria”, explica Gabriel Prudlik, Head de ESG da Diageo no Brasil.
O setor vive um cenário de investimentos e aumento da empregabilidade, marcado por eventos importantes que movimentam a economia fluminense. Segundo o Visit Rio a cidade viveu em 2024 o melhor ano em quase uma década, registrando 484 eventos (45,21% a mais que no ano anterior).