A FENAVIN, maior feira de vinhos da Espanha, fez eventos promocionais em São Paulo e no Rio. Eu tive a honra de ser um dos oradores do evento em São Paulo, para contar minha experiência de ter visita a feira em sua edição 2023, que foi altamente positiva.
A Espanha é o líder mundial em área plantada com uvas e 3º produtor mundial de vinhos, atrás apenas de Itália e França. No Brasil, onde tem um forte recall de marca, o país ibérico vem galgando posições e hoje já é o quinto em volume, com cerca de 8,5 milhões de garrafas em 2022, e sexto em valor, com US$ 17 milhões (números da Product Audit). Números que tendem a melhorar, como resultado de uma maior presença no mercado.
Embora crescente em nosso mercado a Espanha ainda está sendo descoberta pelo consumidor brasileiro, suscitando grande interesse pelos importadores, que para garimpar novidades para seus catálogos, fequentam feiras, como a FENAVIN, que acontece a cada dois anos em Ciudad Real, a uma hora de Madrid.
Sabedora do potencial do mercado Brasileiro, este que é o maior encontro de negócios de vinhos da Espanha, a FENAVIN – Feira Nacional del Vino, promoveu nos dias 7 e 9 de novembro, dois eventos, em São Paulo e Rio de Janeiro respectivamente, para apresentação da próxima edição da feira. Para a ocasião veio ao Brasil o Sr. Miguel Ángel Valverde, Presidente da Excelentíssima Diputación Provincial de Ciudad Real e também Presidente da FENAVIN. Ele veio acompanhado por várias figuras públicas, incluindo Sonia Gonzales, vice-presidente da província e responsável pela feira.
Miguel Ángel apresentou a feira a uma plateia de jornalistas e profissionais do trade, principalmente importadores e compradores em geral. Na apresentação mostrou os números impressionantes da edição 2023, que foi a décima. O evento, que ocupou 30 mil metros quadrados recebeu 5.734 expositores e 117 mil visitantes, todos profissionais do setor. Destes, mais de 19 mil eram compradores, sendo mais de 14 mil compradores espanhóis e mais de mil internacionais, vindos de 100 países. O evento também foi rico em atividades paralelas, com um total de 74 palestras, degustações guiadas e mesas redondas. Tive a honra de participar de uma mesa redonda mostrando um pouco do mercado brasileiro
Ao ser entrevistado o presidente da FENAVIN falou das vantagens de participar da feira, para um importador brasileiro. Dos inúmeros pontos fortes foi destacado o sistema de pré-agendamento de reuniões, que permite um cruzamento de interesses entre os importadores e as vinícolas que desejam exportar ao Brasil, gerando agendamento de reuniões mais assertivas, que podem gerar negócios.
Não por acaso, a organização da feira, em seu balanço de encerramento da edição 2023, reportou que foram feitos durante o evento um total de 519.807 contatos comerciais, com uma estimativa de 106 milhões de Euros em negócios fechados
A FENAVIN acontece a cada dois anos, portanto se você importa vinhos programe-se para maio de 2025.