A cada ano, aumentam as opções para matar a fome de quem passa o dia inteiro na praia. Além dos tradicionais biscoito Globo e queijo de coalho, existem os sanduíches naturais, açaí, empadas, picolés e até hambúrguer e brownie. Sem dúvida todos são umas tentações, mas as nutricionistas alertam: muitos não passam de bombas calóricas e devem ser evitados ou consumidos com moderação. “No calor da praia, o metabolismo está focado em manter a hidratação e a temperatura corporal. Esses alimentos ricos em gordura dificultam a digestão já que o corpo está ‘ocupado’ com outros processos,” explica a nutricionista Isabel Jereissati.
+ Saiba escolher o melhor tipo de protetor solar
O açaí é sem dúvida a melhor opção, pois é rico em minerais, vitaminas, fibras e com alto poder antioxidante. Porém, atenção aos aditivos: uma porção de 200g da fruta tem cerca de 120 calorias (kcal), com xarope de guaraná, pula para 220kcal, adcionando a granola, chegamos a 350kcal em apenas uma porção. Outro bom alimento para matar a fome é a espiga de milho cozido que, sem manteiga ou margarina, tem cerca de 120 calorias além de muita fibra e alto poder energético. A água de coco, com apenas 100kcal, é ótima para hidratar o corpo, principalmente para os esportistas. Na praia, é importante também prestar atenção na conservação dos alimentos. A doutora explica que o ideal é consumir produtos levados de casa ou industrializados, para evitar a contaminação por bactérias ou micro-organismos. “Neste quesito, a melhor opção é o picolé de fruta de marcas conhecidas. Um de uva, por exemplo, tem 54 kcal”, aconselha a médica.
+ As melhores cachoeiras do Rio
Opções como cachorro-quente, salgados árabes, queijo de coalho e empada, além de ter muita gordura, são ricos em sódio, o que faz com que o corpo desidrate mais rápido. O famoso Hareburger de shitake, hambúrguer vegetariano, contém 353 calorias, 107 a mais que a versão tradicional. Um pedaço de brownie de 60g tem cerca de 250 calorias e um sacolé que leva leite condensado pode chegar a 200 calorias.
Confira abaixo a tabela com as comidas mais calóricas da praia: