Em tempos de pandemia, as áreas ao ar livre estão mais em alta do que nunca. Ainda mais em se tratando de verão. Não por acaso, despontou no cenário gastronômico carioca o QuiQui, quiosque praiano descontraído com ares de sofisticação de balneário, instalado na Praia de São Conrado, e premiado na categoria no último VEJA RIO Comer & Beber. A condecoração veio exatamente após a casa trazer de volta o chef-consultor que inaugurou a cozinha da empreitada: Ronaldo Canha.
É dele uma das receitas mais aclamadas do menu: o fresquíssimo atum semicru com molho de vinagrete de mel, gengibre e shoyu, finalizado com espuma de raiz-forte, dica para o abre-alas. “É uma combinação que agrada pelo frescor e pela força de sabor. O vinagrete tem presença marcante e as texturas do prato completam a experiência”, justifica o chef.
Por isso, Canha ensina o preparo da badalada receita, combinação perfeita para os dias quentes da temporada. Experimente e conte para nós como ficou, postando a tag #vejario.
Atum semicru, espuma de raiz-forte e vinagrete de shoyu , gengibre e mel
Rendimento
2 porções
Ingredientes:
100g de filé de atum limpo
Espuma de raiz forte: 300 mililitros de creme de leite fresco; 15g de pasta de raiz-forte; sal a gosto.
Vinagrete: 100 mililitros de shoyu; 15g de gengibre; 40g de cebola; 50ml de azeite; 30g de mel.
Modo de preparo:
Vinagrete: misture os ingredientes numa tigela e reserve.
Espuma de raiz forte: coloque os ingredientes no sifão de chantili e reserve na geladeira (se não tiver sifão, bata com um batedor de arame em tigela até ganhar a consistência de chantili).
Grelhe o atum por fora, mantendo-o cru por dentro.
Coloque o vinagrete no prato, o atum por cima, fatiado, a espuma ao lado e sirva.
+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui