Continua após publicidade

Três atitudes básicas para praticar o mindfulness

O médico Jon Kabat-Zinn, doutor em biologia molecular pelo MIT e fundador do Center for Mindfulness in Medicine, mostra como começar a usar o método

Por Fernanda Thedim
8 set 2017, 15h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Na esteira do sucesso de Atenção Plena, aposta da Sextante que vendeu mais de 72 000 exemplares no Brasil, um novo título dedicado ao assunto foi lançado pela editora durante a Bienal do Livro. Em Atenção Plena para Iniciantes, o médico Jon Kabat-Zinn, doutor em biologia molecular pelo MIT e fundador do Center for Mindfulness in Medicine, mostra como é possível começar a usar o método de meditação para acalmar a mente, focar o presente e até combater doenças. Aqui, o especialista fala de três atitudes básicas para dar início à prática.

    › Não julgar: “Quando você começa a prestar atenção no que está em sua mente, logo descobre que basicamente tudo é algum tipo de julgamento. É bom estar consciente disso. Não é necessário julgar o julgamento ou tentar modificá-lo. Basta notá-lo.”

    › Ter paciência: “Sentimos uma forte necessidade de estar a caminho de algum momento melhor, alguma época melhor, quando tudo vai começar a dar certo. Podemos ficar impacientes e obcecados com muita facilidade.”

    › Praticar a aceitação: “Ninguém está dizendo: ‘Simplesmente aceite’. Especialmente em relação a circunstâncias terríveis, aceitar é uma das coisas mais difíceis do mundo. Em última análise, significa perceber como as coisas são e encontrar meios sensatos de se relacionar com elas.”

    Publicidade

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.